Empresas Indianas, elas estão chegando !

6

Receba atualizações em tempo real grátis

São muitas as notícias de empresas brasileiras que estão negociando e trabalhando com empresas do continente asiático, sabemos que o mercado consumidor lá é muito grande. Só na Índia, por exemplo, existem mais de 1,2 bilhões de pessoas e entre elas 250 milhões são vistas como possíveis consumidores de baixa renda. Algo como nossa classe C aqui do Brasil. Pessoas que, devido à transformação social do país, estão cada vez mais com sede de consumo. No Brasil são 30 milhões, 75% menos que na Índia.

A mão de obra na Índia, principalmente na área de tecnologia, é muito bem qualificada. Uma das melhores universidades do mundo nesta área fica na capital do país – IIT Indian Institute of Technology Delhi. E o melhor (ou pior) é que essa mão de obra é extremamente barata – se comparada com a mão de obra dos EUA, Europa e inclusive o Brasil. Muitos dos jovens indianos que terminam um curso superior, ou querem ter experiências fora da Índia (as prioridades ainda são EUA e Inglaterra), ou já ingressam em uma pós-graduação ou especialização.

Com isso, nossas empresas de tecnologia que apostarem ir para a lá vão encontrar algumas diferenças entre nossas culturas, mas não vão ter problemas em encontrarem mão de obra qualificada. A pergunta é: Será que o oposto é verdadeiro?

A Índia é a maior exportadora de tecnologia do mundo, isso quer dizer que empresas indianas também enxergam o crescente mercado brasileiro de consumo. A maior dificuldade encontrada é justamente a mão de obra. Além da quantidade de mão de obra especializada que demandam outras barreiras como o inglês, idioma indispensável para comunicação entre filiais, matriz, clientes e fornecedores, a flexibilidade para fácil adaptação entre as diferentes culturas e o perfil de trabalho em equipe são os principais.

A vantagem de trabalharmos em equipe melhor que a maioria deles. A sede por conquistar o espaço no mercado é muito grande e eles crescem com um espírito de competitividade tão grande que poucos são abertos a sugestões e no geral não gostam de discutir um problema para não precisarem dividir o mérito.

Por isso, àqueles que se interessam por tecnologia, agora é a hora!  Levar a sério os estudos, se especializar, aprimorar o inglês e o trabalho em equipe. Mãos á obra, afinal  as empresas de TI indianas desembarcaram de vez no Brasil, com presença global e metodologias consagradas, as empresas indianas de TI atuam principalmente na prestação de serviços terceirizados. Elas têm ampliado seus investimentos no Brasil, o que abre espaço para a contratação de centenas de profissionais. Há mais de 500 vagas em aberto no Brasil, vejamos somente alguns exemplos :

TCS – Tata Consultancy Services  tem 100 vagas na área de TI, já  a HCL tem 50 e a Wipro tem 340 posições abertas para profissionais de tecnologia. São todas vagas para contratação em regime CLT para trabalhar no Brasil.

Quer mais informações sobre a Índia? Visite o Blog do Lucas, nosso colunista .

Confira nosso artigo : 14 Dicas de como fazer um bom currículo em inglês

Receba atualizações em tempo real grátis

6 Comentários
  1. Elias Marthis Diz

    Aqui em Vitória, tb, tem empresas indianas se instalando, mas Lucas quanto ao jeito de trabalhar é o mesmo do nosso ? ou eles tem manias diferentes ? Sei que o costumes e a religião não são os mesmos, mas no mundo corporativo tb é diferente ?

    1. Lucas Diz

      Olá Elias. Geralmente as empresas que decidem expandirem suas fronteiras tendem a estudar e procuram se adaptar ao país que estão se instalando, mas isso não é uma regra. A maior diferença para as indianas pode ser que eles exigem muito mais dos funcionários por dedicação e sempre que possível disponibilidade para trabalhar além do horário, sabe o termo “quilometro a mais”? É uma prática quase que obrigatória e faz parte do dia-a-dia deles. O melhor jeito de saber? Tentando. Penso que sempre vale a pena tentar, não só pala experiência de trabalhar em uma empresa multinacional indiana mas também para tirar as próprias conclusões. Se estiver pensando em tentar, boa sorte. Não se esqueça de nos falar como é essa experiência! Um abraço.

    2. Emmanuel Francisco Junior Diz

      COMPRE DIRETO DA INDIA
      “EFJ O MAIOR CANAL DISTRIBUIDOR DO MUNDO” facilita a sua vida
      “OS DOIS MAIORES LIVROS QUE MAIS CRESCEM EM TODO O MUNDO”

      ,
      O seu desejo é para você!

      ,

  2. Andrezao Diz

    Bom post, alem das empresas indianas as chineses tb estao vindo loucas para o Brasil

  3. Andrea Diz

    Ola ! Tenho um amigo que mora na india mas atualmente esta trabalhando em Oman mas tem muita vontade de morar e trabalhar aqui no Brasil! ele me pediu ajuda mas eu nao sei como posso ajuda lo a fazer isso.Ele e formado em administaraço e com grande experiencia em uma multinacional!Alguem podera me ajudar?

  4. Lucas Diz

    Andrea, a primeira dica seria a nossa língua, o Português! Acho difícil alguma empresa aqui no Brasil contratar um novo funcionário que não fale Português, eu disse difícil, não impossível. Outra sugestão seria procurar alguma empresa indiana com negócios aqui. O problema é que a concorrência seria grande, sendo que grande parte dos indianos com formação competitiva procura sair do País para trabalhar.

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.