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Estômago sensível – Alimentos e cuidados para acalmar o seu estômago

Você sabia que a síndrome do estômago sensível atinge mais da metade da população ? Os motivos para o estômago sensível e de queimação podem ser muitos, mas um deles é, sem dúvida, a má alimentação.

Para evitar esses problemas, você deve investir em alimentos bons para combater estômago sensível e comer sempre devagar, mastigue bem os alimentos durante as refeições e não deixe de beber pelo menos dois litros de água por dia e evitar alguns alimentos como :

Cafeína
Refrigerantes (evite ao máximo)
Alimentos industrializados
Frutas cítricas
Frituras
Leite
Álcool
Alimentos picantes

Alem disso evite os jejuns prolongados, sempre coma algo entre as principais refeições !

Alimentos indicados para estômago sensível

Alho: Diversas pesquisas demonstram o efeito protetor do alho no nosso sistema digestório, no caso de como consumir o alho, a forma mais eficaz é a ingestão do alho in natura.

Bicarbonato de sódio : Muitos dos antiácidos presentes no mercado são, basicamente, apenas bicarbonato de sódio. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna, para aliviar a azia e indigestão.

Óleos vegetais: dê preferência para usar os óleos vegetais na preparação dos alimentos, pois eles ajudam a neutralizar a acidez se adicionados diretamente na comida.

Carnes brancas: carnes como frango ou peixe grelhados são alimentos leves indicados para quem possui problemas na região do estômago, pois a carne vermelha é um dos alimentos de mais difícil digestão e diminui o esvaziamento gástrico.

Hortelã: A ação carminativa da hortelã aumenta a secreção dos sucos digestivos e melhora as contrações musculares do estômago, mas a hortelã não tem qualquer ação sobre inflamações no estômago e consequentemente não é usada em gastrites ou úlceras de estômago.

Gengibre: Rico em vitaminas, cálcio, ferro e proteínas, o gengibre é usado no tratamento contra náuseas e dores de estômago, o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e outros benefícios para saúde, o gengibre auxilia na digestão e pode aliviar dores de estômago, além de possuir propriedades para aumentar sucos digestivos e neutralizar os ácidos do estômago. O gengibre fresco é a forma mais potente deste alimento, e você pode usa-lo em chás.

Esse alimentos são para aliviar dores e problemas estomacais momentâneos, se você possui indigestão relacionada com a doença do refluxo gastroesofágico, por exemplo, procure um médico.

Dor de estômago, o que pode ser ?

A dor de estômago, enjoo e queimação também podem ser sintomas de problemas de saúde como por exemplo:

  • Gastrite;
  • Tempo prolongado sem se alimentar;
  • Gravidez;
  • Estresse;
  • Uso de certas medicações;
  • Infecção gastrointestinal.

Por isso evite se auto medicar, pois muitos medicamentos podem esconder problemas maiores.

Leia em nosso site: Consumo Prolongado De Omeprazol Pode Levar A Demência

Sempre procure em médico de sua confiança, para uma avaliação detalhada.

Este post foi modificado pela última vez em 17/12/2018 10:41 pm

Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

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