Estudo revela que amor entre cachorros e donos é o mesmo que entre mãe e filhos

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Se você acha que seu cachorro é um membro da família, você tem razão, pelo menos é o que diz um estudo realizado pela Universidade Azabu em Sagamihara, Japão e publicado na revista cientifica Science, o estudo comprovou que a troca de olhares entre o cachorro e seu dono dispara os níveis de ocitocina no cérebro dos dois.

O hormônio é conhecido como “hormônio do amor” e é relacionado a padrões sexuais e à conduta paternal e maternal.

O estudo, é o primeiro a mostrar este efeito de ligação hormonal entre os seres humanos e outras espécies e pode ajudar a explicar como os cachorros se tornaram nossos companheiros há milhares de anos.

“É uma descoberta incrível que sugere que os cães sequestraram o sistema de ligação humana”, diz Brian Hare, um especialista em cognição canina na Universidade de Duke, em Durham, Carolina do Norte, que não esteve envolvido no trabalho, ainda segundo o especialista a descoberta pode levar a uma melhor compreensão de porque os cães de serviço são tão úteis para as pessoas com autismo e transtorno de estresse pós-traumático. “A descoberta dessa magnitude terá de ser replicado porque potencialmente tem tais implicações de longo alcance.”

No estudo os cientistas puseram vários cachorros com seus donos em um quarto e documentaram cada interação entre eles durante 30 minutos. Depois, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães como na de seus donos e descobriram que o contato visual constante entre eles elevou os níveis do hormônio no cérebro de ambos.

s pesquisadores acreditam que este mecanismo de conexão entre o homem e o cachorro tenha surgido durante o processo de domesticação destes animais.

“O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos”, concluiu a pesquisa.

Mas segundo o psicanalista André Luiz Alves de Souza “Até que não se prove o contrário, em uma relação entre uma pessoa e seu cachorro, o amor é humano. O que isso quer dizer? O cão não ama, sim, ver a pessoa como um líder e/ou um protetor. É óbvio que por ser apegado ao dono, parece que o ama, mas, não.”

E você acha que seu cachorro te ama? Comente

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.