Se você acha que seu cachorro é um membro da família, você tem razão, pelo menos é o que diz um estudo realizado pela Universidade Azabu em Sagamihara, Japão e publicado na revista cientifica Science, o estudo comprovou que a troca de olhares entre o cachorro e seu dono dispara os níveis de ocitocina no cérebro dos dois.

O hormônio é conhecido como “hormônio do amor” e é relacionado a padrões sexuais e à conduta paternal e maternal.

O estudo, é o primeiro a mostrar este efeito de ligação hormonal entre os seres humanos e outras espécies e pode ajudar a explicar como os cachorros se tornaram nossos companheiros há milhares de anos.

“É uma descoberta incrível que sugere que os cães sequestraram o sistema de ligação humana”, diz Brian Hare, um especialista em cognição canina na Universidade de Duke, em Durham, Carolina do Norte, que não esteve envolvido no trabalho, ainda segundo o especialista a descoberta pode levar a uma melhor compreensão de porque os cães de serviço são tão úteis para as pessoas com autismo e transtorno de estresse pós-traumático. “A descoberta dessa magnitude terá de ser replicado porque potencialmente tem tais implicações de longo alcance.”

No estudo os cientistas puseram vários cachorros com seus donos em um quarto e documentaram cada interação entre eles durante 30 minutos. Depois, mediram os níveis de ocitocina tanto na urina dos cães como na de seus donos e descobriram que o contato visual constante entre eles elevou os níveis do hormônio no cérebro de ambos.

s pesquisadores acreditam que este mecanismo de conexão entre o homem e o cachorro tenha surgido durante o processo de domesticação destes animais.

“O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos”, concluiu a pesquisa.

Mas segundo o psicanalista André Luiz Alves de Souza “Até que não se prove o contrário, em uma relação entre uma pessoa e seu cachorro, o amor é humano. O que isso quer dizer? O cão não ama, sim, ver a pessoa como um líder e/ou um protetor. É óbvio que por ser apegado ao dono, parece que o ama, mas, não.”

E você acha que seu cachorro te ama? Comente

Este post foi modificado pela última vez em 30/01/2019 3:38 pm

Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

Compartilhar
Publicado por
Andreia Landa Pandim

Mais recentes

Prefeito constrói escola com dinheiro do carnaval

Ele cancelou a verba de carnaval da cidade para investir na cidade e ele  cumpriu a promessa e com o…

14/06/2019 11:33 am

Namorada não gosta de surpresa do Mais Você

O programa Mais Você,  tentou fazer uma homenagem a todos os namorados nesse dia 12 de junho ( Dia dos…

12/06/2019 1:53 pm

Exemplo de superação, primeira professora com Down encanta crianças na Argentina

Noelia Garella, 33 anos, hoje, é a primeira professora com síndrome de down da Argentina. E responsável por cerca de…

12/06/2019 11:10 am

Circo troca animais por hologramas e cria espetáculo lindo e sem sofrimento

Depois de 2 anos o circo Roncalli, conseguiu criar hologramas gigantes de animais e outras animações totalmente realistas, encantado adulto…

11/06/2019 4:28 pm

Veja os melhores chás calmantes para o sistema nervoso

Trânsito, trabalho e o corre corre do dia nos deixa com os nervos a flor da pele, e isso não…

11/06/2019 12:11 pm

Menino com autismo tem crise em parque e funcionária tem uma linda atitude

Ralph tem autismo e estava no parque da Universal, em Orlando e estava ansioso para ir no brinquedo do Homem…

11/06/2019 9:38 am