fbpx

A

Fotos mostram que a depressão não tem rosto

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina a depressão não tem um rosto com o qual possa ser identificada ou ainda um comportamento anterior ou características específicas que não deixe nenhum tipo de dúvida de que há de fato algo errado com a pessoa.

O mês de setembro foi escolhido como o mês da prevenção ao suicídio. Apesar de que setembro já acabou, este é um assunto que não pode jamais ser deixado de lado. A hashtag #FaceOfDepression ou Rosto da Depressão foi amplamente usada e disseminada nas redes sociais.

O principal objetivo da  #FaceOfDepression era chamar a atenção para o fato de que uma gama muito grande das vítimas da depressão não transparecem que estão nessa situação.

Na realidade é um alerta para todos ao lembrar que cada um tem que ter uma atenção e um cuidado especial em se tratando da depressão. Também chama a atenção para a percepção das pessoas que estão no em torno da pessoa deprimida já que muitas vezes elas escondem os sinais da doença.

Com a hashtag em alta, muitas pessoas começaram a postar fotos para mostrarem que a depressão de fato não tem um rosto. São pessoas de todas as idades, inclusive crianças, que tentaram suicídio. Alguns infelizmente obtiveram sucesso.

Chester Bennington, ex-vocalista do Linkin Park se matou em 2017
Chester Bennington, ex-vocalista do Linkin Park se matou em 2017, e estava com depressão

Estima-se que atualmente mais de 10% da população mundial sofra com a depressão. Conforme dados levantados pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina.

fotos depressao
Primeira foto : Publicada por uma mãe mostrando sua filha de oito anos na mesma noite em que foi parar no hospital por tentativa de suicídio. Felizmente a criança não morreu e está bem.
Foto 2 – Tirada 7 horas antes de uma tentativa de suicídio

O que fazer quando alguém esta com depressão ?

Ao saber que algum conhecido está com depressão e decidir por ajudar é preciso estar muito disposto e consciente da situação clínica da pessoa. Em muitos casos, ajudar uma pessoa com depressão vai muito além do que oferecer um ombro amigo para chorar.

Tratamento é fundamental

A depressão é uma condição clínica e por isso mesmo o seu tratamento envolve cuidados psicológicos e médicos. Dar apenas apoio pode não ser suficiente. Como amigo ou membro da família é preciso ir em busca de ajuda para a pessoa.

Leia em nosso site : 5 Tratamentos Naturais Para Combater A Depressão

Mantenha contato com a pessoa

Acompanhar um depressivo pode não ser fácil. Mas quem quer ajudar vai ter que estar disposto a estar mais presente na vida da pessoa.

Ligar, manter contato e estar mais próximo entra no ‘pacote’. Falar sobre a doença e deixar claro a preocupação com a pessoa que se encontra com depressão ajuda uma vez que ela sabe que tem apoio por perto.

Incentive atividades interessantes

Estimule a pessoa a exercitar alguma atividade ao ar livre. Seja um passeio a pé ou de bicicleta tudo conta. Fazer aulas meditação, música, pilates e até mesmo atividades divertidas como ir ao cinema. O fundamental é incentivar e trabalhar todos os aspectos físicos e emocionais da pessoa.

Leia em nosso site : Quem Sofre Mais Com Depressão, o homem ou a mulher ?

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.