Google investe na maior estação de energia solar do mundo

2

Receba atualizações em tempo real grátis

O Google acaba de selar um acordo para investir U$ 168 milhões em uma usina de energia solar, no deserto de Mojave (nome dado a parte mais elevada do Deserto da Califórnia – EUA). O investimento vai para a empresa BrightSource Energy, empresa que desenvolve e opera grandes usinas de energia solar. O projeto se chama Ivanpah, é o primeiro grande projeto de energia solar construído na Califórnia, e será o maior do mundo. O Ivanpah Solar Energy Generating System irá produzir quase o dobro da quantidade de energia solar produzida comercialmente hoje em dia nos Estados Unidos.

Segundo o site do projeto, o sistema é eficiente e ambientalmente responsável, o projeto combina tecnologia inovadora com o sistema de energia solar convencional, para uma produção de energia limpa em grande escala. Quando a usina ficar pronta e funcionando 13,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono deixarão de ser produzidas.

 

Como Funciona:

A usina irá gerar energia com uma tecnologia de torres, 173 mil espelhos controlados por um software seguem o sol e refletem a luz do sol em uma caldeira, que fica no topo da torre (as torres tem altura de 150 metros). A luz solar concentrada na caldeira aquece a água da caldeira em temperatura superior a 550° C, criando vapor, este vapor é direcionado até uma turbina onde a eletricidade é gerada. A partir daí, as linhas de transmissão transportarão a energia para residências e empresas.

No ano passado, a Google investiu US$ 40 milhões em um parque eólico na Dakota do Norte e também colocou dinheiro em um projeto de design que pretende fazer instalações ecologicamente corretas no oceano Atlântico.

Google:

Needham Rick, diretor de operações do Google Verde, no blog da empresa, escreveu “Esperamos que o investimento em Ivanpah continue com desenvolvimento e implantação desta tecnologia promissora sem deixar de incentivar outras empresas a fazer investimentos semelhantes em energia renovável.”

Você pode acessar a sua página de que lista todos os investimentos ecológicos que a empresa já fez, já são mais de 100 milhões de dólares investidos nessa causa, http://www.google.com/green/investments.html.

E você já segue o MundoConectado no Twitter ? Siga e participe de nossas promoções.

 

Receba atualizações em tempo real grátis

2 Comentários
  1. Alfa Diz

    Viva a GOOGLE.

  2. luca henrique martines Diz

    que legal

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.