Homem constrói sozinho uma casa de 2 andares vendo o YouTube

Foto: Denis Ferreira Netto/Tribuna do Paraná
0

Receba atualizações em tempo real grátis

Com a internet, o conhecimento ficou mais disseminado e democrático, por isso está cada vez mais comum a frase “aprendi no youtube”. O analista Evandro Klimpel Balmant, 33 anos, construiu sozinho um belo sobrado de 200 metros quadrados apenas pesquisando vídeos no Youtube.

Evandro buscou conhecimento dentro e fora da rede, conversou com parentes, arquitetos e com uma de suas tias que é  técnica em edificações, e o resultado deu certo, segundo seus cálculos a casa ficou 50% mais barata.

E o motivo dessa busca de conhecimento foi a falta de dinheiro, com o orçamento apertado precisou “colocar a mão na massa” em algo que desconhecia, mas que era um sonho, a sua própria casa.

Ele só teve ajuda de seu pai e de um pedreiro para montar a estrutura de concreto (que não pode fazer em vários dias) e com o telhado, já que não da para fazer sozinho.

A casa construída por Evandro, fica em Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba, mas Evandro nunca pensou em construir a casa sozinho,  ele começou foi com a fundação e o propulsor foi a falta de dinheiro.

Veja em nosso site :  Casa Própria – Caixa Começa A Cobrar Juros Menores

Para fazer a fundação, ficava em R$ 12 mil de mão de obra, “Mesmo que juntássemos o meu 13º e o da minha esposa, não pagaria”, diz ele. Foi aí que ele resolveu ver se YouTube tinha algum video explicando e conseguiu construir sua fundação, foi aí que veio a ideia de fazer tudo,  “Se eu consigo fazer a fundação, consigo fazer o resto”, disse em entrevista ao jornal Tribuna do Paraná.

Como ergueu a casa sozinho ?

Uma das coisas que Evandro fez para ajudar na construção foi usar tijolos ecológicos, que apesar de mais caro que os tijolos normais, são mais fáceis de montar, já que se encaixam como peças de Lego.

casa com tijolo ecologico

 “Apesar de ser um pouquinho mais caro que o tijolo comum de barro, ele é muito fácil de montar, porque parece uma peça de Lego e não exige reboco, além de ter um bom isolamento térmico e acústico. Se eu usasse tijolo comum, teria que rebocar, o que acabaria saindo mais caro e um trabalho que talvez eu não soubesse fazer sozinho”, explica Evandro.

casa-youtube

Apesar da familia já estar na casa a quase 1 ano, ainda falta algumas partes, O andar de baixo, que tem cozinha, sala de estar e jantar, banheiro, dois quartos, varanda, área de serviço e garagem está pronto. Mas o andar de cima, onde será a espaçosa suíte do casal, ainda está só no cimento. Conforme vai entrando dinheiro no orçamento, vão fazendo uma coisa e outra.

A verdade é que o casal precisou exercitar muito a paciência e passaram muito dias trabalhando na obra batendo massa, assentando acabamentos, empilhando tijolos e tudo o mais que uma obra exige, mas agora estão em um casa erguida com as próprias mãos.

Um ótimo exemplo que merece ser compartilhado com todos, pois devemos sempre lutar pelos nossos sonhos.

 

 

Através da Tribuna do Paraná

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários estão fechados.