Mais de 50 cachorros foram mortos por prefeitura

Receba atualizações em tempo real grátis

Moradores denunciam nas redes sociais a matança de cães realizada por prefeitura e segundo secretário de Saúde, os animais foram mortos para o bem da população e que mais cachorros serão sacrificados.

O caso está revoltando a cidade de Igaracy, na Paraíba, e a internet, vários vídeos mostram muitos animais mortos em um local abandonado da cidade paraibana.

Segundo o jornal T5, o secretário de Saúde, José Carlos Maia (que é veterinário), admitiu que os animais foram mortos por uma medida em defesa da saúde dos habitantes da cidade, na terça e que nesta quarta-feira (07/03/18) mais 40 animais serão sacrificados. “Eles estavam moribundos, todos enfermos. Outros foram abandonados pelos moradores e traziam prejuízo para a saúde da população”. O secretário informou que os cachorros foram sacrificados através de eutanásia, mas a população contesta.

Alguns moradores da cidade dizem que mais de 50 cachorros foram mortos, inclusive com pauladas e envenenados. Há relatos ainda de animais que possuíam donos, mas foram mortos pela prefeitura.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária abriu um procedimento administrativo para investigar a conduta do secretário.

Já a Promotoria de Justiça de Piancó instaurou um inquérito civil público, segundo o ministério público, o secretário teria cometido, em tese, infração penal e ato de improbidade administrativa decorrente do exercício do cargo e foi pedido a exoneração imediata de José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde.

Também foi concedido prazo de cinco dias para que o prefeito preste informações referentes ao levantamento do número de animais nas ruas, com as respectivas zoonoses e laudos veterinários, comprovando as doenças, bem como, quanto à retirada e transporte, detalhando ainda como se procedeu a matança dos animais, de acordo com as normas sanitárias.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários estão fechados.