Maria Júlia Coutinho será a primeira negra como ancora no Jornal Nacional

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A carismática Maria Júlia Coutinho será a primeira mulher negra na bancada do Jornal Nacional, apesar do programa ter 50 anos, essa será a primeira vez que uma  mulher negra irá apresentar o telejornal.

O programa será o de sábado dia 16 e a partir da data Maju participara do rodizio de apresentadores do final de semana, segundo a colunista Patrícia Kogut.

Maju como é conhecida, é muito querida pelos espectadores e com essa promoção da uma quidanda na sua carreira, antes de entrar na Globo, ela apresentou o Jornal da Cultura.

Essa foi a segunda promoção de Maju, que alem da previsão do tempo havia entrado na a escala de âncoras do Jornal Hoje. A presença dela no Jornal Hoje agradou o público e virou um dos assuntos mais comentados do Twitter e certamente será no dia da sua estreia no Jornal Nacional.

A primeira mulher que apresentou o Jornal Nacional foi Márcia Mendes que esteve na bancada do programa em 8 de março de 1972, numa homenagem ao Dia Internacional da Mulher e desde 1996 o programa conta com um casal como apresentadores.

E a primeira negra a aparecer no Jornal Nacional foi Gloria Maria, como repórter em 1977, 8 anos depois de estrear o telejornal.

Já o primeiro negro a ocupar uma vaga na bancada do telejornal foi Heraldo Pereira em 2002, que hoje é o apresentador do Jornal da 10 na Globo News e participa do rodizio dos apresentadores do Jornal Nacional.

Vários comentaristas e críticos de TV apontaram Maria Júlia Coutinho como uma nova âncora na fila das bancadas dos telejornais da casa.

Essa atitude do Jornal Nacional, mostra uma mudança, onde não deixam que os competentes sejam discriminados por cor, gênero, orientação sexual.  No caso de Maju, há mais um detalhe, ela foi atacada várias vezes por racistas.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.