desperdicio alimentos
in

Mais de 30% dos alimentos produzidos vão para o lixo no mundo

Publicidade

Em um mundo com pessoas morrendo de fome somos capazes de desperdiçar 1/3 dos alimentos do mundo. O desperdício de alimentos prejudica o clima, água, terra e biodiversidade, segundo estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO)mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no planeta, e temos 870 bilhões de pessoas passando fome.

No total, explica o documento, “as consequências econômicas diretas do desperdício de alimentos (sem contar pescado e marisco) alcançam a quantidade de US$ 750 bilhões”. O estudo descreve o desperdício de alimentos desde uma ótica meio ambiental, centrando-se de forma específica em suas consequências para o clima, o uso de água, o solo e a biodiversidade.

Entre suas principais conclusões, o relatório destaca que os alimentos que produzimos, mas depois não comemos, consomem um volume de água equivalente ao caudal anual de Volga e são responsáveis por acrescentar 3,3 milhões de toneladas do efeito estufa à atmosfera do planeta.

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, disse que medidas preventivas devem ser adotadas por todos – agricultores, pescadores, processadores de alimentos, supermercados, os governos locais e nacionais, assim como os consumidores.
“Temos que fazer mudanças em todos os elos da cadeia alimentar humana para impedir que ocorra o desperdício de alimentos, em seguida temos de promover a reutilização e reciclagem”, disse.
Graziano lembrou que há situações que dificultam o desperdício de alimentos devido às “práticas inadequadas” na produção. Ele ressaltou que a FAO criou um manual que mostra medidas adotadas por governos nacionais e locais, agricultores, empresas e consumidores para resolver o problema.

Publicidade

O diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, ressaltou que o ideal é buscar o caminho da sustentabilidade, ao qual devem aderir todos os que participam da cadeia alimentar – do produtor ao consumidor.
Pelo relatório, 54% dos resíduos dos alimentos no mundo ocorrem na fase inicial da produção – na manipulação, após a colheita e na armazenagem. Os restantes 46% de prejuízos ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo de alimentos. Os produtos que se perdem ao longo do processo variam em cada região.

Dicas para você reaproveitar os alimentos

Ninguém gosta de bolacha velha. Para elas não serem desperdiçadas, amasse as sobras e coloque em vidro fechado. Servirão como cobertura para bolos e tortas.

O queijo não consumido pode ter a função de tempero para diversos pratos. Rale as sobras de queijo e polvilhe em saladas, molhos e sopas.

As folhas de cenoura, rabanete e batata doce, você pode preparar refogados e sopas. Também podem incrementar farofas. As folhas verde-escuras são potentes fontes de vitamina. A utilização delas na alimentação é uma forma de prevenção à anemia.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Videos do incêndio na fábrica da IBBL de Itu

Conheça o Belgian Blue, o boi bombado