Diego Saldanha é morador de Colombo, cidade próxima de Curitiba e estava cansado de ver lixo no rio Atuba que fica próximo a sua casa e resolveu agir, e em 3 anos já ajudou a limpar o rio.

Ele criou uma ecobarreira caseira para segurar o lixo flutuante e com isso já retirou mais de 5 toneladas de lixo do rio, inclusive capacete e até um fogão.

eco barreira rio atuba

“Tomei essa iniciativa por que quero demonstrar aos meus filhos que precisamos preservar a natureza”. Disse ele em entrevista ao Portal Elos

Para fazer a ecobarreira ele usou galões de água de 20 litros, envolvidos em redes de proteção. Com isso, segura todo o lixo flutuante que é jogado no rio. Como mostra a imagem abaixo :

ecobarreira
Imagem do site água sua linda

“O projeto nasceu da necessidade de dar mais vida ao rio. Eu nasci aqui, pescava e nadava nesse rio. Eu estava vendo o Rio Atuba morrer e resolvi dar minha parcela de contribuição”, afirma. “O pessoal reclama das enchentes, mas não faz sua parte”, disse ele.

E todo material recolhido é separado e destinado de forma correta, “Tudo é separado e os reciclável vendido a grana é revertida para meus projetos ambientais e ajuda a custear as despesas aqui na Ecobarreira”, disse Diego ao Portal Elos.

lixo no rio

Hoje Diego chega a dar aula de meio ambiente e palestras ensinando as crianças a fazer suas próprias ecobarreiras.

O projeto completou 3 anos em janeiro de 2020 e está chegando a marca de 5 toneladas de lixo retiradas do rio.

ecobarreira
Diego aproveita os dias de limpeza para ensinar crianças a cuidar do meio ambiente.

Com o projeto Diego recebeu recebeu 2 prêmios nacionais e diversas homenagens:

2019 –  Prêmio “Pega na Visão” de Empreendorismo Popular Brasil – Rick Chesther – Goiânia

2018 –  Agraciado com o “Prêmio LIXO ZERO” – Contribuição no desenvolvimento do conceito LIXO ZERO no Brasil – Categoria Ações Comunitárias. Instituto Lixo Zero Brasil – Rio de Janeiro

2018- Menção honrosa proposta pelo vereador Goura câmara municipal de Curitiba 2018 março, Menção honrosa devido a sua contribuição ao seu município e estado do Paraná, pela Assembleia Legislativa do Paraná através dos deputados Ney Leprevost e Ratinho Junior.

Veja em nosso site :

Turista Matou 31 Estrelas Do Mar A Troco De Uma Foto E Alguma Curtidas

Metade Dos Animais Desapareceram Da Terra Nos Últimos 40 Anos

Cidades estão se inspirando na ecobarreira

ecobarreira
Depois de 3 anos Diego ainda retira muito lixo do rio.
Algumas cidades já estão se inspirando na atitude do Diego e levando para seus rios as ecobarreiras, algumas cidades são :
  • Itaí, SP
  • Amazonas
  • Blumenau, SC
  • Araucária, PR
  • Itajaí, SC 
  • Benevides, PA
  • Coronel Fabriciano, MG
  • Guatemala Mafra, SC
  • Manhumirim, MG

Atitudes assim vindo de gente simples, motivam e dão esperanças de ter um futuro melhor. Precisamos urgente de um plano de limpeza dos rios e matas ciliares. Colombo precisa acordar, para o turismo natural, poderia gerar renda com as visitas, além de tornar a cidade mais limpa e saudável.

E para quem gostou e quer ajudar ou ter mais informações é só entrar em contato com Diego, no Facebook ou Instagram.

2 COMENTÁRIOS

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.