in

O problema de produtos microesfoliantes para a natureza

Os produtos microesfoliantes de beleza, causam dano ao meio ambiente. Unilever, L’Oréal, e J&J se comprometeram a não usar mais em seus produtos, as microesferas de plástico são conhecidas por causarem danos ambientais a grandes lagos e oceanos.

Muitos biólogos marinhos têm alertado que os pequenos pedaços de plástico jogados no ralo gera prejuízos para o meio ambiente, principalmente aos oceanos. A organização sem fins lucrativos, 5 Gyres Institute, realizou um estudo profundo sobre a poluição intensa em uma região dos EUA, em 2013, o caso começou a ganhar força entre os americanos, gerando alerta e preocupação.

O polímero é encontrado em quase todos os produtos microesfoliantes

As microesferas são, tal como nome, tão pequenas que medem cerca de 0,355 milímetros. O temor é que essas bolinhas minúsculas de plástico têm o tamanho suficiente para peixes e outras criaturas confundi-los com alimentos. Elas conseguem obstruir seus estômagos e impedi-los de obterem uma nutrição adequada.

O tamanho dessas peças de plástico também faz com que seja um desafio para as estações de tratamento de esgoto, que são, naturalmente, efetivas em limpar efluentes antes de serem distribuídos para a população. Porém, muitos mecanismos filtram sólidos usando a gravidade, o que não remove as pequenas esferas de plástico. É muito mais fácil parar de despejar o plástico nos nossos esgotos do que removê-lo do sistema de água.

Visando a esse problema microscópico de poluição, grandes fabricantes como a Unilever, L’Oréal, e Johnson & Johnson fizeram vários compromissos voluntários para eliminar progressivamente as microesferas de polietileno, e usarem produtos biodegradáveis (já esta em atraso).

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 alimentos que dificultam seu emagrecimento

A pequena Sofia para Miami hoje, veja o video