Solução de energia limpa está em fonte fotovoltaica

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

[adrotate group=”10″]Casas e empresas já podem produzir sua própria eletricidade com micro e mini-usinas solares instaladas em telhados, fachadas, estacionamentos ou em qualquer área livre, utilizando solução fotovoltaica, que é um sistema formado por placas ou painéis que captam a luz solar e produzem corrente elétrica, são diferentes das placas de aquecimento solar, que apenas aquecem a água com o calor do Sol. A corrente elétrica produzida pelas placas fotovoltaicas é coletada e processada por um inversor eletrônico, podendo ser utilizada para reduzir a conta de eletricidade ou tornar o consumidor totalmente independente em energia elétrica.

Recentemente o interesse por fontes alternativas e limpas de energia impulsionou a pesquisa e o desenvolvimento de células fotovoltaicas. O silício é o material semicondutor mais usado na fabricação de células e foi o primeiro comercialmente utilizado. Embora existam diversos tipos de materiais, as células solares de silício são atualmente a tecnologia com maior penetração no mercado. Por ser um material não tóxico e disponível em abundância em nosso planeta, tem enorme vantagem sobre outros materiais semicondutores. Além disso, embora outros materiais possam fornecer eficiências maiores, o processo de fabricação de células de silício é mais simples e barato do que os de outros materiais.

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica fornecem eletricidade para o consumidor junto com a rede elétrica tradicional. Toda a eletricidade produzida a partir do Sol pode ser usada para o consumo próprio. Quando existe luz do Sol o consumidor usa a energia elétrica produzida localmente. Nos períodos em que não existe luz solar o consumidor continua sendo abastecido normalmente pela rede elétrica pública.

Publicidade

Funcionamento da solução fotovoltaica:

O sistema fotovoltaico conectado à rede não utiliza baterias para armazenamento de energia, pois a própria rede elétrica é utilizada como meio de armazenamento através do sistema de créditos de energia. Toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico é imediatamente injetada na rede elétrica, sendo consumida internamente ou exportada para a concessionária, de acordo com os níveis de geração e consumo instantâneos.

Na prática, uma residência ou empresa que possui um sistema fotovoltaico dentro do sistema de compensação de créditos passa a consumir menos ou nenhuma eletricidade da rede pública, podendo zerar sua conta de eletricidade no final do mês.

Poposta sustentável do estádio de Belo Horizonte; placas fotovoltaicas produzirão energia suficiente para 900 casasMineirão:

O estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, é o primeiro do Brasil a receber a tecnologia. O sistema vai ser responsável pela geração de energia correspondente ao consumo de 900 residências.

O sistema será uma fonte limpa de geração de energia. Painéis coletores foram instalados na cobertura do Mineirão, em uma área total de 9,5 mil metros quadrados. O sistema utiliza instalações fotovoltaicas da empresa portuguesa Martifer Solar.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.