in ,

Melhore a saúde mental dos seus filhos com a ajuda dos pets

Animais com crianças

A grande maioria das pessoas que conhecemos são apaixonadas por pets. Sejam eles gatos ou cachorros, a verdade é que nem todo mundo resiste à fofura que são esses pequenos animais. Por mais que existam os não-simpatizantes com os bichos, a realidade pode se reverter ao adotar, mas isso é assunto para outro momento.

A ligação entre as crianças é ainda maior, principalmente quando estas crescem com esses animais em casa. E hoje, nós queremos abordar um assunto que vai lhe interessar bastante: como os pets ajudam as crianças na melhoria da saúde mental.

Se você é uma pessoa que adora animais e possui filhos, a nossa dica é: adote. Além de ajudar a tirar os animais da rua para uma vida melhor, você e sua família terão mais um motivo para felicidade, pois a missão deles é essa, nos doar grandes risadas e amor.

A relação humanos-pets

Muito diferente de dois humanos, a interação entre humanos e pets vem se tornando cada vez mais intensa. Nos dias atuais, se você fizer uma pequena pesquisa entre seus amigos, verá que certamente dentre 10, 6 ou 7 deles possuem um pet.

Seja este um felino ou canino, ambos influenciam fortemente e diretamente em nossos dias. Por mais que não consigam se comunicar com palavras, os gatos e cachorros possuem uma linguagem própria e quem tem um deles em casa, entende muito bem.

A conversa com esses pequenos seres, são totalmente telepáticas. Essa telepatia é o que acaba influenciando na psique humana. Quando um cachorro ou gato se aproxima de nós, temos a tendência de observar, entender o que eles precisam e logo em seguida, doamos.

Esse conjunto de ações, fazem com que nosso cérebro comece a prestar mais atenção às necessidades, comece a criar a chamada empatia. A empatia é primordial na vida de qualquer ser humano, é o sentimento de amor ao próximo, querer fazer o melhor pelo nosso semelhante e com isso, a nós mesmos.

E como funciona com as crianças?

animais e crianças

Cada vez mais, está sendo necessário alertar os responsáveis sobre os cuidados da saúde emocional e também, a saúde mental de seus pequeninos. É muito comum notar nas novas gerações, as dificuldades na interação com outras crianças/pessoas, e nós sabemos o que anda ocasionando isso tudo, a tecnologia.

A saúde mental e emocional das crianças é complexa e muitas vezes requer cuidados específicos, mas quando se conta com o auxílio de um animal de estimação, elas podem ser ajudadas por eles, a superar tempos ruins.

Os animais conseguem atuar como “eliminadores de estresse”, fato comprovado pela pesquisa do Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham. Eles conseguem ajudar no alívio da angústia, ajudando assim, na prevenção contra a ansiedade. Além disso, auxiliam na diminuição da dor física e também emocional.

Se você tem um animalzinho em casa, sabe bem do que estamos falando. Se relacionar com cães e gatos, como já mencionamos anteriormente, auxilia não só os adultos, mas também a criança a desenvolver o sentimento empático e comportamento tranquilo com outras crianças.

O ato de carinho do cão quando a criança chora, é o responsável por esses desenvolvimentos. Eles oferecem um apoio que auxilia as crianças a se sentirem bem com elas mesmas, as crianças também conseguem ficar mais tranquilas na ausência de seus pais, por exemplo.

Estudos realizados pela Universidade de Cambridge e pelo Centro Waltham, mostrou que as crianças conseguem se relacionar com uma maior facilidade com cães e gatos, do que com os próprios irmãos. Isso acontece, pois, os pets não possuem senso de julgamento, fazendo com que a relação com as crianças seja bastante confiante.

Os gatos, possuem um papel mais tranquilizante. Por serem menos sociáveis, eles ensinam muito sobre carinho e independência. É importante para as crianças entenderem que nem tudo que precisam, seus pais têm que fazer por elas. Nesse ponto, os gatos dão grandes aulas.

Então já sabe, além de ajudar animais para adoção a ter uma vida digna de amor e atenção, você ajuda seus filhos a crescerem com uma mente mais saudável. E muito além disso, bons momentos e gargalhadas não irão faltar para sua família quando estiver na companhia fiel de um pet.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

0 comentarios

Cientistas descobrem chifre por uso do celular

Cientistas descobrem ‘chifre’ crescendo na cabeças de jovens por uso do celular

Roidmi NEX

Fabricante de celular cria aspirador de pó sem fio que também é esfregão