fbpx

A

Meteorito atinge a Rússia e deixa 400 feridos

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Um meteorito atravessou o céu da região central da Russia próximo à Montes Urais na manhã desta sexta-feira, provocando explosões e deixando mais de 400 feridos, a maioria dos ferimentos causados por estilhaços de vidro. Ao menos três pessoas estão em estado grave.

Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.

Meteoros geralmente causam estrondos sonoros quando entram na atmosfera, porque percorrem o espaço muito mais rápido do que a própria velocidade do som. Ferimentos provocados na escala de hoje são extremamente raros.

O porta-voz do Ministério do Interior Vadim Kolesnikov disse que mais de 400 pessoas procuraram tratamento médico após as explosões, incluindo três com ferimentos graves. Muitos dos ferimentos foram causados por vidros quebrados.Kolesnikov disse também que cerca de 600 m² de um telhado de uma fábrica de zinco caiu. Não se sabe com clareza se a queda foi causada pelo meteorito.

Um vídeo amador mostrava um objeto caindo do céu às 9h20 do horário local (3h20 em Brasília).

“Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia”, disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. “Me senti como se estivesse ficado cego pela luz”, acrescentou.

Há declarações conflitantes sobre o que de fato aconteceu. Um porta-voz do Ministério de Emergências Irina Rossius afirmou que se tratou de uma chuva de meteoros, mas outra porta-voz do governo Elena Smirnikh confirmou que um único meteoro foi fragmentado.

Incidentes do tipo são raros. Acredita-se que um meteorito tenha devastado uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados na Sibéria em 1908.

O Ministério de Emergência da Rússia descreveu o acontecimento desta sexta como uma “chuva de meteoro na forma de bolas de fogo”, e pediu aos moradores para manter a calma.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.