Mitos e verdades sobre o leite materno

Receba atualizações em tempo real grátis

Essencial para a saúde do bebê e o primeiro alimento que todos nós ingerimos quando chegamos ao mundo. Assim, o leite materno está entre os alimentos mais importantes no início de nossa jornada, mas como em qualquer situação, esse alimento também é rodeado de mitos. Talvez você mesma não tenha conhecimento disso, mas vamos mostrar alguns mitos e verdades sobre o leite materno.

Garante a saúde do bebê

Essa é a mais pura verdade.  O leite materno faz muito bem para o bebê, porque é rico proteínas, sais minerais e água e assim ele oferece todos os nutrientes necessários para seu filho até os seis meses de vida. Além disso, o leite materno ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico do bebê, sem contar sua eficiência na proteção de alergias e infecções.

Leite fraco

Esse é um velho mito, porque a mãe produz o leite que melhor se adapta às necessidades do seu bebê. Apesar de ser menos encorpado e mais claro que o leite de vaca, não significa que o leite materno não seja rico em nutrientes.

Estresse x diminuição do leite

Infelizmente, isso é verdade. Quando a mãe passa por situações estressantes, acaba produzindo uma quantidade fora do normal de adrenalina e assim bloqueia a oxitocina, que é um dos hormônios que influenciam diretamente na amamentação. Assim a tendência é produzir pouca quantidade de leite.

Ajuda a mãe a emagrecer

Verdade. Se em processo de amamentação, a mãe mantém uma dieta rica e balanceada, logo nos primeiros meses conseguirá voltar ao seu peso normal, porque o corpo gasta em média 700 calorias todos os dias apenas para produzir o leite materno.

Posição ideal para amamentar

Mito. Não existe uma posição ideal para amamentar, pois o que vale é aquela que deixa a mãe e o bebê mais confortáveis. Apesar disso, o ideal é que a mãe amamente sentada, segurando sempre o bebê com a cabeça em seu cotovelo, levando-o até a altura ideal mantendo-o bem próximo do seio, com a boca sempre de frente para o mamilo. Mas essa é uma questão instintiva entre mães e filhos e assim encontrarão uma posição ideal para a amamentação.

Veja em nosso site : Como fazer o bebê dormir à noite toda ?

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários estão fechados.