in

A moda agora é ser normcore, entenda essa tendência

normcore

Uma pessoa normal, que não se preocupa com a moda e tem um estilo básico de se vestir, pode nem saber, mas está por dentro de uma das últimas tendências do mundo fashion: o normcore. O nome ganhou força na cidade de São Francisco, na Califórnia, e indica não apenas uma forma casual de se vestir, mas também um estilo de vida mais liberal e desprendido de grifes ou modismos. Formado a partir das palavras “normal” e “hardcore”, esse é o termo usado para se referir a alguém que não quer se destacar na multidão e usar roupas extravagantes.

A opção de deixar o look mais neutro também é visto como uma forma de protesto ao consumismo desenfreado que é tão recorrente no universo da moda. Essa manifestação ocorreu quando algumas pessoas perceberam que não era preciso seguir as últimas tendências para se vestir com conforto e também com estilo.

moda normcore

Além disso, esse movimento surgiu com o intuito de quebrar as regras do universo da moda, que prega que cada grupo deve ter uma maneira específica de se vestir. Indo na contramão das tribos e seus estereótipos, o normcore procura ressaltar que o conforto e a praticidade estão na moda e o estilo pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente de sua personalidade ou grupo social.

Dessa maneira, o estilo normcore se expressa sem ser refém das marcas de grife e mostra que a roupa nem sempre reflete a personalidade daquele que a usa. Em resumo, essa tendência tem como objetivo mostrar que o básico também pode ser espetacular e que o versátil está mais em alta do que nunca. Os adeptos dessa nova tendência normalmente abusam de camisetas lisas ou com listras, calças jeans e modelos casuais de tênis, mesmo entre esportivos.

Inspiração dos anos 90

Apesar de ter aparecido há pouco tempo, o normcore possui raízes nos anos noventa, década na qual movimentos como o street style e o minimalismo se fortaleceram. Nessa época, vestir uma camiseta básica e um jeans confortável era sinônimo de bom gosto e era considerado fashion. Para averiguar esse movimento, basta assistir às séries de televisão que se passavam nessa década, como “Friends”, no qual os personagens se vestiam de forma despretensiosa.

E não são apenas pessoas comuns que usam esse estilo: entre os nomes famosos que são adeptos ao normcore se encontram o ator James Franco, as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, Wagner Moura, Carolina Ferraz e até mesmo o presidente norte-americano Barack Obama.

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Homem vitima de bulling ganha festa com 2.000 mulheres

smiley

Cachorro que nasceu sem os olhos ajuda crianças especiais