Musculação : Entenda mais sobre músculos de seu corpo

Receba atualizações em tempo real grátis

Os músculos são os responsáveis pela movimentação corporal. Em termos mais técnicos, eles são estruturas individualizadas que interligam uma ou mais articulações sendo que o movimento é produzido por meio de sua contração.

As fibras musculares é que são responsáveis por provocarem essa movimentação sendo que a energia latente delas é controlada pelo sistema nervoso. Em outras palavras isso quer dizer que os músculos têm a capacidade de transformar a energia química em energia mecânica.

A cor avermelhada dos músculos se deve graças a mioglobina que são proteínas parecidas com a hemoglobina que encontramos nos glóbulos vermelhos.

Do total do peso corporal os músculos representam de 40 a 50%.

A revista Health listou cinco pontos importantes sobre a ciência dos músculos. Confira abaixo e conheça mais sobre o seu corpo.

Inflamação pode ajudar os músculos a se recuperarem

Em um primeiro momento isso pode ser estranho. Entretanto, pesquisas científicas já mostraram que a inflamação muscular que tem origem no treino pode acabar sendo boa para a musculação em geral.

O principal motivo para isso são as células T pró-inflamatórias que infiltram-se nas fibras que estão danificadas e auxiliam na reparação dos músculos.

Cuidados com os treinos

Todos sabemos que a atividade física tem um papel fundamental para a saúde do corpo e da mente. Entretanto, é preciso ter cuidado no processo respeitando as limitações pessoais para não forçar o que não deveria.

Quem treina de forma excessiva pode acabar desenvolvendo um fenômeno denominado de rabdomiólise. Isso é uma síndrome que tem como principal característica uma lesão direta ou até mesma indireta do tecido muscular.

Quando isso ocorre a mioglobina pode acabar vazando para a corrente sanguínea causando mais problemas.

Leia também :

3 homens comuns mudaram hábitos e mudaram o corpo em 10 semanas, veja os resultados
Musculação ou Aeróbicos, qual o melhor para a queima de gordura ?

Nutricionista diz que suplementos como Whey Protein e BCAA podem ser indicados para praticantes amadores de musculação

O Sol ajuda os músculos

Vários dos benefícios da vitamina D são muito conhecidos. Porém, o que muitas pessoas desconhecem é que os efeitos benéficos desse mineral são bem maiores nos ossos e nos músculos.

Além disso, utilizar suplementos, desde que indicados por especialistas pode aumentar significativamente a atuação da vitamina D protegendo os músculos (e os ossos) contra a velhice assim como aumentar a resistência muscular.

 Proteína é bom, mas o potássio não pode ser esquecido

Comer alimentos que sejam ricos em potássio é essencial para que menos oxigênio seja consumido durante a prática da atividade física. Como consequencia, os músculos vão trabalhar de forma mais eficiente além de terem uma recuperação mais rápida.

Pessoas que tenham mais de 60 anos precisam consumir freqüentemente o potássio para auxiliar na formação muscular.

Mais músculo, melhor metabolismo

Quanto mais massa muscular a pessoa tiver menos gordura terá no corpo. Consequentemente, o gasto calórico será maior porque o metabolismo estará mais eficiente e acelerado. Para a ciência, os treinos de força são ótimos para melhorar a taxa metabólica.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários estão fechados.