Não tose seu cachorro no verão, entenda os motivos

A tosa do seu cachorro pode atrapalhar mais do que ajudar no verão.

0 12

Receba atualizações em tempo real grátis

Diferentemente dos seres humanos, os cachorros não conseguem se refrescar através do suor. Para eles, a forma mais eficiente de perder calor é pela respiração, o que pode ser difícil caso o ambiente esteja muito abafado ou o cão seja muito agitado.

Natura faz liquidação relâmpago
Veja as ofertas no site oficial da Natura

Cachorros de raças originárias de países de clima frio sofrem mais com o calor e necessitam de cuidados especiais. A tosa facilita bastante a execução e a manutenção da higiene do pet, além de ter um efeito estético, desejado em muitas raças.

Mas e o calor, a tosa ajuda ?

A resposta é não, o pelo protege o cão tanto do frio quanto do calor, com um grau de isolamento térmico, que aumenta com a sua espessura.

Por isso, tosar os cães de pelo curto e médio ou tosar muito curto os cães de pelo de crescimento contínuo, em determinadas situações como de muito calor, atrapalha mais do que ajuda levando ao super aquecimento, queimadura solar dolorida e câncer de pele.

Vejam esta foto tirada por um equipamento especifico, que tira fotos para laudos termográficos, ela mostra um cão com o pelo tosado curto com 38.8° e com o pelo em seu estado normal sem tosa com 24.0° de temperatura.

Os cães compensam sua temperatura de maneira diferente de nós seres humanos que quando está calor, transpiramos pela pele.

O suor liberado sobre a pele evapora, tirando calor do corpo e baixando nossa temperatura.

Os cães fazem a regulação da temperatura do corpo pela boca. Eles ficam ofegantes, expulsando o ar quente e diminuindo assim a sua temperatura interna.

O sangue quente é bombeado para sua língua e grande parte do calor é baixado pelos vapores que saem por sua boca.

Continua depois da publicidade 

Além disso, a pele do cão não possui a grossa camada de queratina que a pele humana possui,
que é uma proteína protetora, que a torna resistente ao atrito.

No lugar da queratina os cães têm o pelo para proteger sua pele do atrito evitando que pedras e quinas de parede, por exemplo, machuque ou danifique sua pele.

Leia em nosso site : Dicas Para Tirar Mal Hálito De Cachorros

Tosa em cachorros

Cachorro de pelo curto (labradores, rottweilers, pit bull….), médio (goldens, corgis, pastores….) não devem ser tosados principalmente no verão.

Cachorros e pelo de crescimento contínuo (maltês, shih-tzu, poodle….) devem manter os pelos não muito curtos, para não aumentar a temperatura corporal e hiper aquecer levando ao óbito muitas vezes.

É perfeitamente compreensível que alguns donos de cachorros, em meio ao calor, pensem que seus cães estejam sofrendo por causa de excesso de pelos, mas, quando compreendemos a fisiologia da dissipação do calor nos cães, concluímos que tosar não ajuda e sim, pode acabar piorando o problema.

Como ajudar seu cão no verão

Ande somente pela sombra

Evite os horários mais quentes do dia

Veja se o chão não está quente demais e evite o asfalto.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.