rio de janeiro
in

4 passeios para conhecer a história do Rio de Janeiro

Publicidade

O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país e um dos nossos destinos mais procurados pelos turistas nacionais e internacionais devido às suas famosas e lendárias praias como Copacabana, Leblon e Ipanema, panos de fundo para inúmeras canções e obras audiovisuais dos últimos cem anos. Quem visita a cidade certamente não o faz apenas uma vez e tem gente que se encanta tanto que faz a viagem de volta procurando “comprar apartamento no Rio de Janeiro” no Google.

Tão rica e inesquecível quanto uma tarde de samba e caipirinha na areia das praias da zona sul é a história da capital fluminense. Com pouco mais de 450 anos, o Rio já foi a capital do Brasil entre 1763 e 1960 e muitos de seus majestosos capítulos são contados por ruas e lugares que resistem à ação do tempo. Hoje vamos falar sobre alguns deles!

  1. Forte de Copacabana

Forte de Copacabana

Localizado bem na ponta da Praia de Copabacana, o Forte abriga o Museu Histórico do Exército e conta o papel dessa instituição ao longo dos diversos períodos atravessados pelo país. Inaugurado em 1987, o lugar conta com um completo Espaço Cultural, uma área para exposições temporárias, um auditório e uma biblioteca.

Uma boa dica de qualquer carioca sobre esse passeio é que ao fim dele, é possível se deliciar em uma filial da famosa Confeitaria Colombo, fundada em 1894 e um dos maiores cartões postais da região central da cidade maravilhosa.

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6 / Copacabana

  1. Ilha Fiscal

ilha-fiscal

O objetivo da inauguração do enorme castelo foi uma tentativa da então enfraquecida monarquia brasileira de resgatar seus anos dourados. O famoso “Último Baile do Império” ocorreu em seu interior e antecedeu em alguns dias a proclamação da República que deu fim à monarquia constitucional estabelecida por Dom Pedro I.

No passeio é possível conhecer o interior do palacete projetado por Adolpho Del Vecchio, o  torreão do castelo com vitrais, piso em mosaico e um teto com 16 estrelas que representavam nossas províncias durante o Brasil Império. A ilha é aberta à visitação de 5ª a domingo e você pode fazer o passeio em três horários diferentes: 12h30, 14h e 15h30 com ingressos a R$ 36 que podem ser adquiridos no ECM (Espaço Cultural da Marinha).

Publicidade

Endereço: Boulevard Olímpico, Praça XV, Centro

  1. Theatro Municipal

Theatro Municipal

Um dos espaços mais relevantes do Rio de Janeiro quando o assunto é cultura, o Theatro Municiapl opera uma academia de ópera, uma escola de dança, uma orquestra sinfônica, um ballet e um coral.

O lugar foi inaugurado em 1909 com o objetivo de atender à exuberância cultural promovida pela cidade ainda no século XIX. Sua arquitetura busca inspiração na arquitetura parisiense do começo do século XX e possui detalhes em cristais, ônix, mármore e bronze e o edifício também apresenta obras de renomados artistas brasileiros como Henrique Bernardelli, Rodolgo Amoedo e Eliseu Visconti.

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro

  1. Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista

É na Zona Norte do Rio de Janeiro que fica a Quinta da Boa Vista, um complexo paisagístico que abriga o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia. O Palácio de São Cristóvão, sede do museu, foi a residência da família real portuguesa e de Dom Pedro I durante seus anos como imperador do Brasil.

Em seu entorno, o parque municipal traz ao público o BioParque do Rio (ou Museu da Fauna), um inovador centro de conservação da biodiversidade com mais de 800 animais alocados em espaços que reproduzem de forma fiel seus habitats naturais.

Endereço: Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ, 20940-040

Antes de ir, programe-se.

Descubra a história da cidade em segurança! Para o seu passeio, leve em consideração o atual momento proporcionado pelo Covid-19, informe-se sobre horários e políticas de funcionamento de cada espaço e siga as recomendações de combate ao vírus fornecidas pela Organização Mundial de Saúde.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Como fazer uma horta

Como fazer uma horta em casa? Dicas para iniciantes

vinho

Vai uma taça aí? Conheça 5 benefícios do vinho tinto