invencoes
in

5 invenções brasileiras que você não sabia

O brasileiro sempre foi um povo criativo, mas alem do avião existem várias invenções brasileiras que utilizamos hoje em dia que você talvez nem sabia. Confira :

Brigadeiro

Claro que o brigadeiro não poderia ficar de fora, afinal é uma das mais conhecidas invenções brasileiras, mas você sabia que ele foi inventado para ser um santinho de eleição ?. O doce que esta em 100% dos aniversário brasileiros nasceu durante as eleições de 1945, quando o brigadeiro Eduardo Gomes disputou a Presidência do Brasil com Eurico Gaspar Dutra. “Brigadeiro” era um posto militar – o título do oficial mais graduado da Aeronáutica.

brigadeiro

Alguém teve a ideia de misturar leite condensado, manteiga e chocolate em pó, criando um docinho para distribuir durante a campanha de Eduardo Gomes.

O doce recebeu seu nome em homenagem ao candidato, Eduardo Gomes não venceu a eleição, mas o brigadeiro foi eleito doce da nação.

Veja em nosso site : Como Fazer Brigadeiro Perfeito 

Escorredor de arroz

escorredor de arroz

A cirurgiã-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich conseguiu um bom reforço na renda familiar graças a um invento simples: Escorredor de arroz, por ela patenteado e licenciado para uma empresa brasileira de brinquedos e utilidades domésticas, a Trol/SA .

Beatriz, cansada de chegar do trabalho e o ralo da pia estar entupido, resolveu criar este utensílio em 1959 e até hoje usamos em nossas cozinhas.

Veja em nosso site : Como Fazer Arroz De Forma Fácil E Rápida

Identificador de chamadas

identificador

Se você pode saber quem está telefonando antes de decidir atender a chamada, isso é graças ao mineiro Nélio Nicolai, de 72 anos. A 2ª Vara Cível de Brasília o reconheceu como inventor do Bina, o sistema que identifica chamadas em telefones fixos e celulares, após um processo judicial que se arrasta por mais de 20 anos.

O brasileiro especialista em telefones não recebe nada por isso. Tudo porque ele não conseguiu registrar a patente. Curiosidade: a palavra bina é, na verdade, uma sigla que significa “B identifica número A”.

Coração artificial

coração

Os corações artificiais não são novidade. Desde 2001, existe um modelo consagrado. O coração natural é retirado na operação, e o artificial, no lugar dele, passa a ser responsável pelo bombeamento do sangue. No molde brasileiro, porém, nada é extraído. É o primeiro do mundo a funcionar junto ao órgão natural, ainda que com o coração enfraquecido. O coração de origem bombeia o sangue para o artificial, que faz o serviço pesado de distribuí-lo pelo corpo.

Relógio de Pulso

relogio d epulso

O mito do relógio de pulso: com as mãos sempre ocupadas com as inúmeras cordas e controles do dirigível, Santos Dumont sempre teve problemas e dificuldades para retirar o relógio do bolso e conferir as horas e tempos de vôo. Um dia, entre 1903 e 1904, solicitou ao seu amigo Louis Cartier que desenhasse um relógio adequado à aeronáutica. Com sua orientação, Cartier construiu um relógio com mostrador quadrado e pulseiras de couro, que lhe foi adaptado ao pulso.

Dai a afirmação de que Santos Dumont criou o primeiro relógio de pulso do mundo. Entretanto, alguns historiadores afirmam que tal uso data do ano de 1500, quando a rainha Elizabeth I já usava um dessa forma, que tornou-se peça rara nos anos seguintes, e por isso pouco conhecido. Mas, sem dúvida, Santos Dumont foi o responsável pela sua intensa divulgação, transformando o fato em moda, na época, quando os homens elegantes imediatamente passaram a ostentá-lo.

A invenções brasileiras só não são maiores pois no Brasil não tem incentivos para os inventores e a burocracia para patentear algo é fora de série se comparado com outros países.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

coxinha_de_brigadeiro

Coxinha de brigadeiro com morango

receita de pasta de amendoim

Receita de Pasta de Amendoim fácil