in

5 tradições estranhas de Páscoa

Na Páscoa temos a tradição de dar ovos de chocolate, brincar com as crianças com o coelhinho da Páscoa, alem de todo significado cristão que a data reapresenta, mas em muitos países as tradições de Páscoa são bem diferentes das nossas e algumas muitas mulheres ficaram bravas, confira:

Inglaterra e Estados Unidos

Rolar ovos colina abaixo. Essa é uma tradição de Páscoa conhecida como Egg Rolling, que começou na Europa pré-cristã, com os povos saxões. A tradição continuou na Inglaterra, onde crianças se envolvem em competições de rolar ovos decorados – o ovo de chocolate só foi inserido recentemente. Já nos Estados Unidos, a Casa Branca promove uma cerimônia anual de Egg Rolling. Na Dinamarca, Alemanha e outros países do norte da Europa, também existe essa tradição.

pascoa estados unidos

Austrália

pascoa australia

O resto do mundo tem coelhos como símbolo da Páscoa, animal que, segundo as tradições, representa a fertilidade. O povo australiano substituiu o coelho por um animal típico do país, um marsupial conhecido como bilby, que está ameaçado de extinção. Se você viajar para a Austrália nessa época do ano vai encontrar Bilbies de chocolate, uma ideia para sensibilizar as crianças para defesa dos animais.

 Bilbies de chocolate
Bilbies de chocolate

Finlândia

pascoa finlandia

Na Finlândia, a comemoração da Páscoa parece mais com o Halloween. Na data, as crianças se vestem de bruxas e pintam o rosto com tinta colorida. Parte da tradição também envolve criar grandes fogueiras, para que as chamas mantenham as bruxas (não as crianças, os espíritos malignos) distantes.

República Tcheca

pascoa

Um dos símbolos da Páscoa tcheca é, além dos ovos de galinha decorados, a pomlázka, um chicote de fios do salgueiro entrelaçados e enfeitado com fitas coloridas. Na segunda-feira da Páscoa, os garotos e os homens saem para rua e chicoteiam simbolicamente (sem força) com a pomlázka as meninas e as mulheres. Segundo a tradição popular, esse ato trará beleza e suavidade para a mulher durante o ano inteiro.

Algumas regiões ainda cultivam a tradição de matracas. A partir da quinta-feira a sábado, os garotos andam pelas casas de campo, produzindo barulho com matracas de madeira, que nesses dias, substituem os sinos da igreja na sua função de chamar os religiosos para a missa, porque os sinos tinham deixado de tocar e se foram simbolicamente para Roma. O período da quaresma é seguido pelo tempo da abundância. Entre os pratos típicos pascoais estão os pratos de carne de carneiro ou de coelho, com recheio que contém ortiga, um bolo de massa levedada ou um doce em forma de cordeiro, coberto com açúcar. Os bolos de massa levedada cobertos com mel, chamados jidáše (os judas), ou bolinhos fritos cobertos em açúcar, aos quais foi dado o nome de boží milosti (graças de Deus), são também delícias especiais.

Polônia

pascoa polonia

A páscoa na Polônia também não é um feriado muito divertido para as mulheres. A celebração deles é chamada Smingus-Dyngus, e os homens jogam nas moças baldes d’água ou perfume (hoje em dia jogam em meninos também). Diz a lenda que as meninas que se molharem casam-se dentro de um ano. Essa tradição refrescante tem suas origens no batismo do príncipe polonês Mieszko na feira de Páscoa, no ano 966. Além disso, os patriarcas das famílias não podem participar da preparação da comida do festival, para evitar que seus bigodes fiquem grisalhos. Folgados? Não, imagina… A tradição também rola na Hungria.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

sintomas gravidez

Conheça os sintomas de gravidez

Homem vitima de bulling ganha festa com 2.000 mulheres