7 formas de melhorar a comunicação entre um casal

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A comunicação é algo fundamental para resolver conflitos, no mundo e na rotina dos casais. Mas, o problema é que nem sempre fazemos isso, podendo gerar algumas situações bem desagradáveis. Quando essa questão é avaliada no âmbito dos relacionamentos, se torna ainda mais importante. Então, muitos casais se perguntam, como a comunicação pode ajudar?


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

Uma relação só vai para frente quando seus dois membros se sentem bem e confortáveis, um com o outro. Por isso, se algum problema estiver acontecendo, é melhor buscar a comunicação, para que consigam acabar com essas diferenças e melhorar o relacionamento.

1 – Escute para entender

As duas partes que formam um casal, uma deve ouvir a outra, para que consigam se entender e melhorar a comunicação do casal. Quando somente um fala e quer que o outro ouça calado, geralmente a relação não vai para a frente e acaba enfraquecendo.

Aliás, você já presenciou alguma discussão onde as duas pessoas falavam ao mesmo tempo? Provavelmente uma não queria ouvir os argumentos da outra e isso é péssimo.

Sem escutar o seu parceiro, é impossível conseguir entender um ponto de vista contrário ao seu. Entretanto, por meio da conversa é possível negociar e chegar a um acordo, mas se isso não for feito, o problema seguirá.

Você pode ir também a uma consulta de psicologia especialista em casais.

2 – Seja direto

Durante uma conversa a dois é importante ser direto e não ficar enrolando, já que isso pode acabar tirando o foco principal do papo. É fundamental deixar de lado as ironias e o sarcasmo, já que isso não vai ser nada interessante para quem está tentando se entender. Aliás, não pense que a outra pessoa consegue ler a sua mente.

A comunicação é fundamental para um casal se dar bem, então os dois devem buscar uma maneira clara de acabarem com as diferenças entre os pensamentos. É possível até mesmo que a pessoa sinta vergonha nesse momento. É interessante analisar o comportamento e identificar as emoções envolvidas.

3 – O casal é uma equipe

Os dois devem pensar que fazem parte de uma equipe e que devem trabalhar juntos com o objetivo de atingirem algum objetivo. Aliás, alguns tem uma mentalidade bem errada, de que são rivais sob alguns aspectos, o que não tem nada a ver. Os dois precisam trabalhar juntos para um objetivo comum.

A partir disso, a comunicação pode vir a melhorar com a utilização de terapias e de técnicas que coloquem os dois juntos, ajudando a relaxar e a entenderem melhor as suas emoções.

4 – Sexo Tântrico

Você já ouviu falar sobre sexo tântrico? Esse é o nome pelo qual práticas meditativas feitas por casais tem no ocidente. Dessa forma, os dois poderão vivenciar uma experiência sexual com plenitude e presença, servindo ainda para acalmar os corpos na hora do sexo físico.

É muito simples de ser praticado, o casal apenas deve ir para um ambiente tranquilo, onde podem ficar por 20 minutos, um de frente para o outro, com as pernas cruzadas e os joelhos se tocando. Nesse momento, deve tocar uma música instrumental calma, de preferência sem letra.

5 – Escolha as palavras certas

É fundamental utilizar as palavras certas no momento em que você está conversando com o seu companheiro ou companheira. Evite palavras grosseiras e tente utilizar termos doces.

Qualquer trato desrespeitoso não é legal, por mais que a outra pessoa ame você. Gentileza gera gentileza. Tenha isso em mente quando for conversar com a pessoa que divide a vida com você.

6 – Pergunte quando tiver dúvidas

Um dos principais problemas relacionados a comunicação de um casal é em relação as especulações. Elas não devem existir, então se pintar alguma dúvida, o melhor a fazer é perguntar de uma vez.

Uma simples situação pode acabar sendo interpretada de uma forma completamente errada. Algo que seria resolvido rapidamente se torna uma bola de neve e pode prejudicar bem mais o casal. Assim, a dica é: pergunte quando tiver dúvidas.

7 – Esqueça o passado

Algumas pessoas tendem a relembrar de acontecimentos do passado como se fossem armas, preparadas para atirar. Isso é péssimo e acaba desgastando a relação, não servindo em nada para fortalecer os vínculos afetivos.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.