A alergia à poeira, assim como todas as alergias, são uma resposta exagerada do sistema imunológico tentando proteger o corpo de agentes potencialmente agressivos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alergia ao pó é uma das alergias mais comuns e frequentes no ser humano, sendo uma alergia respiratória e pode ser causada por diversos fatores, podendo ser um problema comum desde o nascimento ou desenvolvido ao longo dos anos.
O principal agente causador da alergia à poeira são os ácaros, organismos vivos visíveis apenas através de um microscópio e que se alimentam de pele descamada, vivendo e se procriando em locais com poeira e umidade.
Além dos ácaros, outros agentes também podem influenciar em uma crise alérgica, são eles: Baratas, mofo, pólen e pelos de animais.
Leia em nosso site : Vacina Contra Rinite É Lançada Para Alivio De Milhões De Pessoas
Principais sintomas da Alergia à poeira:
- Tosse
- Olhos lacrimejantes e coçando
- Coceira
- Dificuldades em respirar
- Coriza líquida
- Chiados no peito
- Espirros repetidos
- Olhos avermelhados e irritados
- Alteração no paladar e no olfato
- Congestão nasal
- eczemas na pele
Embora os sintomas sejam de fácil identificação, é sempre necessário consultar o seu médico para se ter certeza do diagnóstico, visto que a maioria das alergias possuem sintomas parecidos.
Dicas para tratar a alergia à poeira:
Para diminuir os sintomas da alergia à poeira, principalmente no verão e épocas chuvosas quando o número de ácaros aumenta significativamente, pode-se fazer uso de alguns materiais antiácaros como capas de colchão e travesseiros.
Limpe a casa regularmente e dê mais atenção aos quartos, evite o uso da vassoura e aspirador de pó, pois os mais comuns apenas espalham a poeira no ambiente, e os aspiradores de pó com filtro especial costumam ter um preço alto. Opte pelo pano de chão molhado, pois este irá retirar a poeira sem espalhá-la.
Evite carpetes, tapetes, ursos de pelúcia e cortinas, estes costumam armazenar poeira e ácaros.
Mantenha o ambiente sempre bem arejado e com a umidade em até 50%. Isso ajuda a diminuir a poeira em suspensão e evita o crescimento dos ácaros.
Utilize o ar condicionado apenas com filtros limpos.
Busque utilizar produtos de limpeza anticépticos.