Veja a transformação de uma mulher que fumou por 40 anos

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

Todo mundo sabe que o cigarro prejudica a saúde, apesar disso sempre vão surgindo novos fumantes. A cada 6,5 segundos uma pessoa morre por doenças relacionadas ao tabaco. Mas a historia de Terrie mostra na “carne” como o cigarro é prejudicial, ela começou a fumar aos 13 anos, desde então foi diagnosticada com câncer 11 vezes.

Tudo começou com uma ferida na boca e um diagnostico de câncer oral. Ela se submeteu a quimioterapia, mas mesmo assim não deixou de fumar. Então ela foi diagnosticada com câncer na garganta, os médicos foram obrigados a removê-la laringe e ela começou a falar por meio de eletrolaringe (Laringe Eletrônica).

O cigarro contém cerca de 4720 substâncias tóxicas, das quais 50 são cancerígenas. “O tabagismo leva a aumento de diversas doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrames e infartos. São pelo menos 50 doenças reconhecidas pela OMS”, diz o oncologista e coordenador do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Enaldo Melo de Lima.

Cigarro aumenta o risco de câncer

O tabagismo é causa primária de 30% de todos os câncer e responde por 22% das mortes causadas pela doença. Os tipos de câncer mais comuns entre os fumantes são pulmão, cabeça e pescoço, bexiga, rim, esôfago, pâncreas, cólon e reto e esôfago. Cerca de 20% dos fumantes desenvolvem câncer de pulmão, doença que tem alta letalidade e decorre do tabagismo em 90% dos casos.

Publicidade
fumou
Ela se comunica por uma laringe eletrônica

Desde então ela sobreviveu a 10 surtos de câncer e continuou a combater o câncer com um espírito forte e positivo, mas não ao décimo segundo diagnostico. Ela morreu em 15 de setembro de 2013, aos 53 anos de idade. Mas antes de falecer ela colaborou ativamente em campanhas contra o tabagismo chegando a gravar um vídeo em parceria com o Centro de Prevenção e Doenças americano. O vídeo está em inglês mas você pode colocar legenda traduzida, mas é de fácil compreensão e ótimo para reflexão de fumantes:

Compartilhe com os amigos

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.