in

Veja a transformação de uma mulher que fumou por 40 anos

fumar

Todo mundo sabe que o cigarro prejudica a saúde, apesar disso sempre vão surgindo novos fumantes. A cada 6,5 segundos uma pessoa morre por doenças relacionadas ao tabaco. Mas a historia de Terrie mostra na “carne” como o cigarro é prejudicial, ela começou a fumar aos 13 anos, desde então foi diagnosticada com câncer 11 vezes.

Tudo começou com uma ferida na boca e um diagnostico de câncer oral. Ela se submeteu a quimioterapia, mas mesmo assim não deixou de fumar. Então ela foi diagnosticada com câncer na garganta, os médicos foram obrigados a removê-la laringe e ela começou a falar por meio de eletrolaringe (Laringe Eletrônica).

O cigarro contém cerca de 4720 substâncias tóxicas, das quais 50 são cancerígenas. “O tabagismo leva a aumento de diversas doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrames e infartos. São pelo menos 50 doenças reconhecidas pela OMS”, diz o oncologista e coordenador do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Enaldo Melo de Lima.

Cigarro aumenta o risco de câncer

O tabagismo é causa primária de 30% de todos os câncer e responde por 22% das mortes causadas pela doença. Os tipos de câncer mais comuns entre os fumantes são pulmão, cabeça e pescoço, bexiga, rim, esôfago, pâncreas, cólon e reto e esôfago. Cerca de 20% dos fumantes desenvolvem câncer de pulmão, doença que tem alta letalidade e decorre do tabagismo em 90% dos casos.

fumou
Ela se comunica por uma laringe eletrônica

Desde então ela sobreviveu a 10 surtos de câncer e continuou a combater o câncer com um espírito forte e positivo, mas não ao décimo segundo diagnostico. Ela morreu em 15 de setembro de 2013, aos 53 anos de idade. Mas antes de falecer ela colaborou ativamente em campanhas contra o tabagismo chegando a gravar um vídeo em parceria com o Centro de Prevenção e Doenças americano. O vídeo está em inglês mas você pode colocar legenda traduzida, mas é de fácil compreensão e ótimo para reflexão de fumantes:

Compartilhe com os amigos

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

dilma rousseff

Protesto no dia 15 de Março contra Dilma Rousseff ocorrerá até em Miami

Direitos do consumidor

Direitos do consumidor que você tem e não sabia