açucar
in

Açúcar pode aumentar risco de diabetes

Independente de peso e do estilo de vida da pessoa, o estudo é da publicação científica PLoS ONE mostra que alimentos açucarados estão por trás do aumento do número de casos de diabetes tipo 2 no mundo explosão global da doença.

Para surpresa dos especialistas, foi descoberto que sua ingestão favorece o desenvolvimento da doença independente do peso e do estilo de vida de um indivíduo. O estudo foi feito pela PLoS ONE e liderado por um pesquisador da Stanford University, nos Estados Unidos.

Na pesquisa foram revisados dados sobre as taxas de diabetes em adultos com idades entre 20 e 79 anos de 175 países de 200 a 2010, além dos principais fornecedores de alimentos desses locais. A síndrome metabólica – conjunto de fatores de risco que inclui hipertensão e resistência à insulina – era apontada como a principal responsável pelo aumento do número de casos de diabetes tipo 2. Os especialistas perceberam, entretanto, que um aumento de 150 calorias no consumo diário de açúcar por pessoa – o equivalente a uma lata de refrigerante à base de cola – aumentava em 1,1% o risco de desenvolver a doença, independente de fatores como obesidade e sedentarismo.

Durante o período estudado, a prevalência de diabetes no mundo cresceu por volta de 27%, sendo que 25% desse aumento está relacionado à disponibilidade de alimentos açucarados.

O Açúcar

De tão importante, ele já chegou a ser conhecido como “ouro branco”. Hoje, por outro lado, o açúcar é apontado como um dos culpados pela epidemia de obesidade, bem como suas doenças associadas, no mundo. Apesar de essa relação fazer todo o sentido, não é justo taxá-lo como vilão. Para a nutricionista Ana Cristina Aguiar, do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o grande problema está no consumo exagerado, que “vem atingindo níveis alarmantes”.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Declaração do Imposto de renda já pode ser entregue, veja dicas e baixe o programa

Como recuperar a pele depois do verão