Atualmente o estresse tem sido comum no nosso cotidiano, ele pode se manifestar de diversas maneiras no corpo. Segundo alguns especialistas os sintomas podem ser múltiplos e vários órgãos podem ser afetados.
Os mais comuns são queda de cabelos, corrimentos vaginal, ganho de peso, entre outros. Conheça esses e outros sinais que podem indicar que você esteja sofrendo de estresse:
– Alteração no ciclo menstrual
Ausência ou excesso do fluxo menstrual pode indicar estresse.
– Ganho de peso
A ciência já comprovou que o estresse proporciona ganho de peso, isso porque ele altera a saciedade fazendo a pessoa comer mais.
-Insônia
Não conseguir dormir também pode estar associado ao estresse.
– Ansiedade
Impaciência, medo e nervosismo também podem estar relacionado a doença.
– Mancha na pele
É comum pessoas estressadas aparecerem com manchas roxas na pele.
-Dores nos nervos
Normalmente essas dores ocorrem nas costas, pescoço e ombros.
-Memória
O estresse pode afetar a memória.
Esses são alguns sintomas que podem indicar o estresse, havendo algum sinal como esses, procure um médico, ele irá oferecer o tratamento adequado para esses sintomas.
Como enfrentar o estresse do trabalho
A cada dia, mais e mais profissionais estão fartos de seus empregos e da constante pressão de ter que fazer milagres com os recursos cada vez mais limitados.
“Com a situação econômica, e os departamentos tendo que fazer mais com menos, vimos um pequeno aumento no número de profissionais que estão ficando cansados”, observou Rachel Russel, diretor da TEKsystems, fornecedora de soluções e serviços de TI.
“Em alguns casos, eles estão mesmo um pouco ressentidos por causa da quantidade de trabalho que tem que assumir, a fim de manter as luzes acesas em sua organização. Eles estão cansados.”
Russell fala seis dicas para os profissionais deixarem a síndrome de burnout (condição consequente a prolongados níveis de estresse no trabalho), que são :
1 – Pergunte a si mesmo se você está estressado ou simplesmente recebendo um honesto feedback
Todos os funcionários têm um mau dia ou dois, ou três. Mas o ajuste ocasional não é motivo para preocupação. Pelo contrário, é importante determinar se os sentimentos negativos que você está abrigando são uma falha temporária ou uma companheira constante.
“Um indicador é o tempo que o estresse está sendo transportado”, disse Russell.
“Todo mundo passa por momentos de alto estresse, mas é preciso avaliar se é um tipo consistente de ansiedade que o empregado tem vindo a desenvolver dentro da empresa.”
2 – Conheça a ti mesmo:
Goste ou não, existem algumas personalidades que são simplesmente mais suscetíveis a síndrome burnout. Portanto, antes de culpar um gerente ou exigir uma implantação desastrosa de sentimentos de burnout, você deve olhar mais profundamente o seu interior.
“A personalidade de querer agradar, não ser bom em dizer não – essas pessoas tendem a se embebedar”, alertou Russell.
Além disso, pessoas com mais de uma tendência cínica de sua personalidade pode alcançar burnout. Esta falta de positividade pode ser drenada e levada a um rápido esgotamento.”
3 – Explore a sua empresa:
Quando você está sofrendo de esgotamento profissional, é fácil se sentir como se não há escapatória. No entanto, muitas vezes a resposta está bem debaixo do seu nariz.
“É importante que os funcionários conheçam as oportunidades que existem fora do seu grupo e de sua equipe ”, disse Russell.
Dessa forma, eles saberão se as frustrações que eles estão sentindo realmente prevalece em toda a empresa ou somente em seu departamento ou área.
4 – Reacenda sua paixão:
Quando os profissionais começam a sentir o fim da paixão pelo que fazem e não conseguem pensar em novas maneiras de inovar, ou eles tentaram inovar muitas vezes sem sucesso, então é hora de olhar para outras oportunidades e até mesmo de uma mudança de carreira.
5 – Volte para a escola:
Síndrome de Burnout às vezes pode ser um caso de desenvolvimento estagnado. Por esta razão, Russell recomenda que os profissionais mantenham suas habilidades atualizadas.
“Você tem que ficar apaixonado e sentir que você está aprendendo novas coisas”, disse.
“Há tantos diferentes treinamentos e certificações de aprendizagem por aí – você pode se inscrever em cursos presenciai ou online, apenas mantenha o ritmo e se sinta como sendo uma excelente opção ao empregador.”
6 – Tire uma semana de folga. Sério:
“Se desligue”, diz Russell. Sem smartphone, sem acessar e-mail corporativo, sem atender ou fazer chamadas telefônicas.
Meu deus! tudo eu…. tenho todos esses sintomas!