pneus
in

Aprenda a hora certa de trocar o pneu

Eles são um dos itens mais importantes do carro, mas só costumam ser lembrados quando já estão causando problemas. Os pneus e os motoristas nem sempre tem uma relação tão íntima. Alguns não sabem trocar os pneus, outros não tem certeza sequer de quando devem substituí-los. Não é uma das tarefas mais agradáveis dentre a extensa lista de ações de manutenção de um veículo e de nem de longe está entre as mais fáceis. A quantidade de aspectos que devem ser observados durante o simples ato de comprar um pneu pode te surpreender.

Quando devo trocar os pneus?

Você pode pensar: “Quando estão carecas”, certo? Errado. Antes mesmo de ficarem excessivamente gastos, os pneus podem dar sinais de que devem ser trocados. Confira algumas dicas:

TWI
TWI é o Indicador de desgaste dos pneus,

Observe o Tire Wear Indication (TWI): todos os pneus contam com o TWI, um indicador de desgaste. Entre os sulcos dos pneus há um ressalto de borracha que possuem 1,6mm de altura. Quando o desgaste atingir o TWI, é hora de trocar.

tire-wear-indication
Exemplo de pneu com o TWI indicando o fim da vida útil do pneu.

Existência de anomalias na superfície: observe atentamente os pneus do seu carro. O aparecimento de bolhas indicam rompimento do tecido ou da malha de aço. Pequenos furos ou buracos, por menores que sejam, podem desestabilizar ou provocar a destruição do pneu com o carro em movimento. Indica-se troca urgente.

Preciso trocar os pneus. E agora?

Siga as instruções do manual: na lateral de todos os pneus, em letras pequenas, é possível identificar a marca, o modelo, as medidas e se o pneu é radial ou diagonal. Siga essas especificações rigorosamente.

Avalie a região onde se dirige: se o clima da sua cidade é predominantemente seco, pode optar por modelos com aberturas menores para escoamento de água. Já se você mora em uma cidade onde chove frequentemente, deve utilizar pneus com sulcos e nervuras que garantem mais estabilidade em pista molhada.

Leve em consideração a carga máxima: Se o seu veículo suporta até 500 kg, nunca compre pneus que suportem até 250kg, por mais atrativo que seja o preço. Preste muita atenção a esse item e não economize. O risco de acidentes em caso de escolha inadequada é grande!

Compre apenas pneus certificados pelo Inmetro

Compare preços

Para garantir a melhor compra, é necessário pesquisar preços. Nesse caso, “vale quanto pesa”: como são itens de extrema importância no carro, os pneus costumam custar caro. Para otimizar a busca, uma dica é pesquisar online, em sites de revendedores certificados.

Mais econômicos, os Remold são pneus cuja estrutura foi reconstituída. Diferentes dos pneus recapados ou recauchutados, que tem uma ou duas partes refeitas, a estrutura do pneu Remold é completamente refeita ao receber uma nova camada de borracha. É uma opção sustentável e para quem gastar pouco.

Porém é necessário estar atento: O Inmetro regulamenta que os pneus Remold devem ter idade máxima de sete anos. Além disso, são recomendados somente para rodagem em vias urbanas, em baixa velocidade.

Antes de comprar pneus Remold, o consumidor deve checar a procedência e se o fabricante atende a todas recomendações do Inmetro no processo de remoldagem.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

e-mail marketing

Confira os erros mais comuns de empreendedores no uso do e-mail marketing

virus

Novo vírus sequestra arquivos e fotos pedindo resgate de R$ 2 mil