in

As 5 cidades mais desenvolvidas do Brasil

Publicidade

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios do Brasil em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. E as 5 cidades mais desenvolvidas do Brasil ficam em São Paulo, conheça agora as 5 melhores cidades do Brasil segundo o índice Firjan:

Cidades mais desenvolvidas do Brasil

1º) Louveira (SP)

Índice IFDM – 0,92

Louveira está localizada no coração do Pólo Turístico do Circuito das Frutas tendo como principal atrativo o passeio de Agroturismo, uma verdadeira interação entre o ambiente rural e o turista. Os roteiros que atraem inúmeros visitantes oferecem a oportunidade de conhecer atividades agropecuárias, agroindustriais e artesanais que são desenvolvidas nas pequenas propriedades familiares.

Com apenas 39 mil habitantes, Louveira tem o maior PIB per capita do estado de São Paulo e proporcionalmente oferece o dobro de empregos da média brasileira. Hoje são quase 16 mil postos de trabalho formais, a maioria na indústria. A cidade, às margens da Rodovia Anhanguera, é um centro de armazenamento e distribuição.

A população Louveirense é de origem Italiana, seus costumes são típicos da Itália. A realização de festas (Abadia), brincadeira de gerações passadas, acostumados com a vida simples da roça, ainda observamos plantações de uva e outras frutas, as reuniões de domingo com toda a família, a tipicidade de jogos de carta, bocha e comemorações ao final da colheita.

2º) São José do Rio Preto (SP)

Índice IFDM – 0,92

São José do Rio Preto localizado a 440km da cidade de São Paulo, é a segunda coloca no índice Firjan. A cidade conquistou o posto pelo segundo a no consecutivo. A cidade conquistou o posto pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, mais de 70 mil pessoas conseguiram emprego com carteira assinada, 7.300 mil a mais que no ano anterior. Emprego e renda são fatores avaliados pelo índice da Firjan, que analisa desde 2008 o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Publicidade

3º) São Caetano do Sul (SP)

Índice IFDM – 0,90

A cidade é a primeira do Brasil em IDH por 3 vezes seguidas, no índice Ferjan a cidade ficou em 3 lugar, São Caetano do Sul pertence à região do ABC Paulista, a qual foi marcada pelo desenvolvimento industrial e automobilístico.

Alguns exemplos são as indústrias localizadas na divisa com São Paulo, e a sede da General Motors no Brasil fica na cidade. O comércio é também um forte alvo econômico da cidade, que abriga a matriz da rede de lojas Casas Bahia.

4º) Barueri (SP)

Índice IFDM – 0,90

Barueri é um município da Microrregião de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, fica à apenas 26 quilômetros do centro da capital paulista. A cidade é a 14ª mais rica do Brasil, com um produto interno bruto de 26 994 700 reais, superior a 18 capitais estaduais e grandes cidades do interior do país, sendo o sexto maior do estado de São Paulo, atrás apenas das cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Osasco e São Bernardo do Campo.

5º) Santos (SP)

IFDM 0,90

A cidade esta a menos de 80 km da capital paulista, Santos está revivendo a importância que teve nos tempos do Império. O aquecimento econômico já se percebe com os investimentos anunciados para ampliar seu porto, o maior da América Latina. A cidade tem se destacado também no turismo de negócios e no ecoturismo, já que quase a totalidade de sua porção continental se mantém preservada, o que a confere importância à preservação do Meio Ambiente como premissa da cidade.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Comente !
  1. Entendi, vcs queriam dizer as Cidades mais desenvolvidas de São paulo, correto ?
    Não do Brasil, então não façam mais essas matérias de jornalistas inexperientes !

  2. Esta matéria foi no minímo tendenciosa,quer dizer que as cidades mais desenvolvidas do Brasil estão todas em São Paulo?Qual foi a intenção?levantar o animo dos Paulistas que deve estar em baixa porque em cinco mil Municipios l pesquisados vocês só encontraram cidades desenvolvidas em São Paulo???????!!Para que ficou feio !!! tá paracendo pesquisa do ibope que ninguém acredita!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja o antes e o depois de Bruna Marquezine e Anitta

Saiba quem é Jakelyne Oliveira, a suposta pivô da separação do Kaká