Depois de muitas indas e vindas, a placa para carros com o padrão do Mercosul, será obrigatória em todos os estados do Brasil.

O Denatran informou que seguirá Resolução nº 780 e a placa Mercosul se tornará obrigatória para todos os estados brasileiros a partir de 31 de janeiro e segundo o orgão não há expectativa de prorrogação de prazo.

Até o final do ano passado (2019), somente 10 estados brasileiros estavam emplacando veículos com as novas placas, Amazonas (AM); Bahia (BA), Espírito Santo (ES); Paraíba (PB); Piauí (PI); Paraná (PR); Rio de Janeiro (RJ); Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO) e Rio Grande do Sul (RS).

Mas a partir do final do mês, todos os outros estados devem aderir a nova placa,  que sempre terá um fundo branco e uma faixa azul na parte superior. O que vai definir a categoria do veículo serão as cores das letras e números, que também mudaram, o sistema atual, com três letras e quatro números (AAA-0000) dará lugar a um com quatro letras e três números (AAA0A00).

E placa terá mais segurança para evitar clonagens, pois um QR Code e um chip permitirão a rastreabilidade da placa por todos os países do Mercosul .

placas mercosul

Por enquanto os veículos que deverão receber a nova placa padrão Mercosul são :

  • Carros Novos com seu primeiro emplacamento;
  • mudança de categoria do veículo;
  • roubo, furto, extravio ou dano da placa
  • Mudança de município ou unidade federativa;
  • instalação de segunda placa traseira.
  • Quem quiser trocar a placa voluntariamente também pode fazê-lo, caso o Estado onde o veículo estiver registrado já tiver adotado o novo sistema.

A placa padrão Mercosul já está presente em mais de 900 mil veículos no país. A informação é do Ministério da Infraestrutura.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.