in ,

Atenção : Uso de celular no trabalho pode dar demissão por justa causa

justa causa

Muitas pessoas não sabem, mas usar o celular no ambiente de trabalho, pode dar demissão por justa causa. A Justiça do Trabalho já entende que as empresas podem demitir o empregado que faz uso indiscriminado do aparelho e de aplicativos, como WhatsApp. A demissão por justa causa além de sujar o nome do profissional, retira do funcionário vários direitos trabalhistas, incluindo a multa do Fundo de Garantia.

O uso do celular durante o trabalho é um tema que sempre gera polemica, princialmente agora que planos de telefonia movel estão mais acessíveis, com isso as empresas não conseguem controlar que usa ou não a internet pelo celular. Hoje não existe regulamentação legal que proíba o WhatsApp nas empresas, mas as empresas podem criar regras próprias, como limitar o uso no horário de almoço ou mesmo proibir o uso. “Se, por um lado, o empregador disponibiliza ao empregado uma linha telefônica na qual ele pode receber ligações e se comunicar fora de seu ambiente trabalho, é lícito, por outro, proibir o uso de celulares dentro, ou mesmo exigir que sejam desligados enquanto exercem suas atividades profissionais dentro do ambiente de trabalho”, explica o advogado Ruy Teixeira.

Para a justiça, os patrões têm respaldo legal para restringir ou mesmo proibir o uso de aparelhos principalmente se o local de trabalho está sujeito a riscos de acidente. Como ocorreu com uma mulher que teve a mão esmagada por uma prenseira ao tentar pegar o celular que deixou cair no equipamento.

E as demissões por justa causa devido ao uso de celular, já começou, um operador de telemarketing teve a demissão por justa causa mantida por insubordinação e indisciplina ao usar o celular no trabalho, algo que era proibido.

Para evitar esse tipo de problema o recomendável é moderação e bom senso, pois se a empresa perceber o uso excessivo no WhatsApp ou nas redes sociais, pode pegar mal e prejudicar sua produtividade, com isso a empresa pode te despedir, mesmo que não seja por justa causa, arrumar um emprego novo esta muito difícil.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

idoso

Idoso de 84 anos agradece tratamento de enfermeiro em guardanapo e viraliza nas redes socias

Batman

Batman escreve “desabafo” após tentar tirar RG no Poupatempo