in

Atenção : Vírus 'não curti' se espalha pelo Facebook

Publicidade

No Facebook um vírus que promete instalar o botão de “não curti” (ou dislike, no original em inglês) que muitos usuários sempre quiseram está se espalhando pela internet. Usuários desavisados instalam o aplicativo na rede social e, sem saber, dão permissão para que os desenvolvedores do vírus tenham acesso aos dados pessoais de sua conta no site. Até a tarde de ontem, mais de 20 mil pessoas já haviam instalado o aplicativo em seu perfil.

Ao ter acesso à conta das pessoas que instalaram o botão, o aplicativo começa a espalhar mensagens para todos os contatos, oferecendo o serviço. Assim, ele consegue mais instalações e, com isso, continua se espalhando pela rede.

Por volta das 18 horas de ontem, o Facebook já havia bloqueado o aplicativo por causa de denúncias de usuários. O botão de “não curti” só poderia ser visto por quem já tivesse clicado e instalado a funcionalidade em sua conta.

Publicidade

A instalação era feita tanto no perfil do Facebook quanto na extensão do navegador do usuário.

Para retirar o vírus, é preciso desinstalar o aplicativo, tanto na rede social quanto no navegador. Não há ainda registros de que o vírus afetasse os arquivos ou senhas de banco de quem fosse infectado.

Outros golpes já feitos no Facebook e em outras redes sociais, como o Orkut, tiveram como chamarizes os aplicativos “Mude a cor do seu perfil” e “Veja quem visitou seu perfil”.

Por isso vale a regra de sempre ficar alerta e mantes seus softwares de segurança atualizados.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Comente !
  1. Olá, Leandro!

    Estive navegando pelos artigos do seu blog e gostei muito do seu trabalho! Vocês estão realizando um ótimo trabalho aqui. Fico ainda mais feliz ao ver que a equipe reside, estuda ou trabalha na região de Itu, onde também moro. Parabéns pelo trabalho!

    Este artigo em particular é importante como alerta aos usuários do Facebook e outras redes sociais. Infelizmente, sempre haverá pessoas mal intencionadas tentando tirar proveito justamente daquilo que desperta mais interesse nos outros. Suas dicas são úteis para evitar que mais pessoas caiam nesse golpe e continuem a espalhar essa praga virtual.

    Um abraço!

  2. Matéria interessante para alertar as pessoas quanto as pragas virtuais, que buscam tirar proveito na ignorância das pessoas. Uma dica bacana seria alertar os usuários que qualquer alteração na plataforma do facebook e outras redes sociais são implementadas automaticamente ou solicitadas as devidas instalações direto do painel de controle do site, como no caso da chamada de video do facebook: a solicitação de instalação se dá apenas ao tentar usar essa ferramenta. Esse botao “não curti” certamente teria entrado automaticamente no site caso fosse real. Enfim, devemos ter cuidado, pois cada dia surgem novos golpes. Parabéns pelo excelente post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Ensinamentos de um Pai, por Rocky Balboa

Microsoft pode anunciar seu próprio tablet