banana vai sumir
in

Banana corre o risco de não existir mais no mundo, entenda o motivo

Um vírus chamado de “Doença do Panamá”, vem destruindo plantações de banana ao redor do mundo. Cientistas sugerem que em menos de uma década as bananas Cavendish terão desaparecido.

A banana Cavendish ( banana  nanica )é o tipo de banana mais consumido no mundo, isso porque o movimento agrícola se focou em uma única espécie.

Com a agricultura de forma mono-cultural, as plantações têm apenas uma única espécie, para que exista maiores rendimentos e lucros.

Para se ter uma ideia, o Reino Unido sozinho consome cerca de 5 bilhões de bananas por ano, que responde por quase 50% das bananas no mundo e 99% de todas as exportações.

A doença do Panamá já devastou plantações no sudeste da Ásia, China, Austrália, África e Oriente Médio. Um mês atrás, foi encontrado na Índia.

Um grande medo é que a doença do Panamá se espalhe para o oeste. Atingindo então a América Latina, que domina o negócio da banana e abriga o maior produtor mundial de bananas – o Equador.

Se a doença atingir as plantações da América Latina, a devastação seria desastrosa para produtores e consumidores, pois, até o momento, não há substituto para o Cavendish.

Veja em nosso site :

Que Banana Você Escolheria ? Descubra Como Afeta Sua Saúde

Conheça Os Benefícios Da Banana

 

Porque chegamos nesse ponto ?

banana doença do Panamá

Não é de hoje que se tem o conhecimento da doença do Panamá, também não é de hoje que se sabe da possibilidade de extinção da banana Cavendish.

A doença do Panamá permanece com seus poros no ar durante anos, então replantar no mesmo local não é uma opção.

Ainda assim, a situação corre sem controle, primeiro porque é muito difícil controlar uma doença que se espalha pelo ar e deixa poros.

Além disso, a indústria colocou toda a sua fé em uma cultivar uma única espécie e não fez planos para sua possível queda.

Talvez tenha sido complacência. Mesmo assim, até agora, a indústria da banana tem sido uma incrível história de sucesso nos negócios, trazendo lucros para comerciantes e varejistas.

Parte desse sucesso se deve às qualidades extraordinariamente resilientes da cultivar Cavendish.

Written by Marianna Halle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sisu 2019

Sisu 2019 – estudantes já podem consultar vagas, veja como fazer

dia do datilografo

24 de maio é Dia do Datilógrafo, uma profissão que já foi essencial