O Financiamento da casa própria começou a ficar uma pouco mais barato hoje, 24/09, a Caixa Econômica Federal, começou a reduzir sua taxa de juros.
E o limite de cota de financiamento do imóvel usado subiu de 50% para 70%. A Caixa também retomou o financiamento de operações de interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos) com cota de até 70%.
A Caixa é a maior financiadora de casa própria do Brasil, o banco possuiu cerca de 70% dos financiamentos.
Essa redução é um passo importante, que provavelmente irá forçar outros bancos a reduzir suas taxas.
A Caixa também informou também que, a partir de novembro, oferecerá um novo serviço de avaliações de imóveis, disponibilizando laudo diretamente para pessoas físicas e jurídicas.
Segundo o banco, o Caixa Avalia é uma plataforma que vai permitir a venda de avaliações pelo site com contratação 100% digital.
Como comprar a casa própria ?
A compra da casa própria é um sonho para muitos, e como pouco tem dinheiro para comprar uma casa a vista, o jeito é partir para uma modalidade de financiamento que poderá ser um consórcio ou financiamento habitacional.
A diferença maior entre financiamento e consórcios, é que no financiamento, o banco libera o dinheiro e você paga o financiamento em parcelas mensais.
Já no consórcio, você adquire cotas de uma carta de crédito, que é sorteada mensalmente entre os vários cotistas e caso seja sorteado, você recebe o valor que contratou e continua pagando o consorcio até acabar seu prazo.
Como financiar uma casa própria ?
A primeira coisa a fazer é encontrar o imóvel que você deseja comprar. Ele pode ser novo ou usado.
Depois que você tem o preço, você deve fazer uma simulação pra saber se a parcela cabe no seu bolso, esta simulação, baseada nas informações do imóvel e nas suas informações, mostrará entre outras coisas:
- O valor máximo que poderá ser financiado
- O valor inicial da parcela que você irá pagar
- Os valores das demais parcelas, já que na Caixa o valor das parcelas são regressivos
- A taxa de juros que você pagará
- A quantidade máxima de parcelas disponíveis (isto dependerá da sua idade)
- Entre outras informações úteis.
A simulação pode ser feita pela internet e sem nenhum custo, basta acessar o site do banco que você que financiar, por exemplo da Caixa http://www.caixa.gov.br.
Depois coloque todos os dados e veja se cabe no seu bolso.
Já no consorcio, você entra em um de acordo com o valor do imóvel que você quer e você já sabe quanto paga por mês, e pode dar lances no sorteio da cota.
Mas lembre-se sempre de fazer a contas direito, para não ter uma parcela que você acaba te atrapalhando nas outras despesas. E sempre tenha uma reserva.