Como começar uma dieta e continuar nela até o fim

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Hoje é quarta-feira e você já está pensando em desistir da dieta que começou na segunda. Toda vez é a mesma coisa e o peso ideal nunca chega. O que fazer? Existem algumas dicas fundamentais para manter a motivação inicial e obter sucesso que deseja.

– Entenda que dar início a uma alimentação saudável não significa que você vai sofrer (então não sofra por antecedência).

– Pense no seu objetivo e o dilua no tempo que você deseja. Se a meta é perder 12kg em 8 meses, quanto você terá que perder por mês? E por semana? Avançar aos poucos, com a criação metas curtas e alcançáveis, contribui para alcançar o objetivo final.

– Comemore cada meta alcançada e se premie. Use o método do esforço-recompensa.

– Procure vídeos, blogs, programas, livros que falam sobre a importância da alimentação saudável, pois além de perder peso, a dieta também pode ajudar a gerar benefícios para a saúde. Duas ótimas indicações são os livros A Alimentação Saudável  e o Emagrecendo de vez em 10 dias, vão te deixar por dentro do assunto e cada vez mais motivada!
– Experimente! Novos alimentos, novas maneiras de preparo, receitas diferentes, tudo novo. Atualize-se.

– Leve sempre uma lista de compras para o supermercado e não compre o que não deve comer.

– Quando chegar em casa do supermercado, separe os alimentos em pequenas porções, lave tudo, descasque, pique, deixe tudo preparado. Pode demorar um pouco, mas é um tempo que você economizará no resto da semana e acaba com a preguiça na hora de fazer seu prato.

– Se só você está fazendo dieta na sua casa, procure deixar os alimentos que você pode consumir mais a vista, para que não tenha que ficar olhando para os alimentos proibidos. Vale também ter um bate-papo com a família e propor que todos tenham também uma alimentação mais saudável (independente de perda de peso).

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– É preciso contar com a colaboração da família, amigos, no trabalho. Avise sobre seus objetivos e a importância da ajuda deles para atingir suas metas.

– Caso a vontade de comer fique incontrolável, desvie a atenção da comida, pense ou faça outra coisa.

– A velha dica de comer pequenas refeições com mais frequência funciona bem. Coma de 5 a 6 refeições por dia, com intervalos de mais ou menos 3h. E beba muita água nos intervalos.

– Coma devagar, não o faça na frente da TV. Procure ter companhia durante a refeição, para que você possa conversar e assim comer mais devagar.

– Um truque ótimo é o de trocar o prato de refeição normal por um de sobremesa. Coma meia porção de cada vez.

– Se gostar de escrever, faça um diário da dieta. Esse método de automonitoramento elimina a sensação falsa de que você não comeu nada o dia todo.

– Lembre-se: deslizar é normal. O que não é normal é permanecer no deslize! O segredo é corrigir rápido, já na próxima refeição. Aprenda a ser flexível. Não deixe que a culpa a impeça de persistir.

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1 comentário
  1. Priscila Diz

    Obrigada pelas dicas, estava precisando de uma força mesmo

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