Como morar no Canadá de forma legal

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

O sonho de viver fora do país faz parte da vida de vários brasileiros, mas em sua maior parte desistem antes de saber que realmente existem formas legais de fazer essa imigração. Assim como todo país o Canadá possui seus programas específicos de imigração, que basicamente se resumem em eles precisarem de alguém para trabalhar.

Vamos pensar nesses projetos como se fossem o “Mais Médicos” do Brasil com Cuba, porém é de qualquer país com o Canadá.

Os programas geralmente são para todo território, exceto a capital (Quebec) que possui seus próprios programas. Os modos mais simples de obter as informações é pelo site da embaixada Canadense ou pela própria embaixada, localizada na cidade de São Paulo.

Como entrar no Canadá

Trabalhadores e profissionais qualificados 
Para as pessoas que preenchem determinados requisitos específicos de educação e de experiência de trabalho e que desejam estabelecer‑se e trabalhar no Canadá (exceto em Quebec).

Profissões especializadas
Para pessoas que desejam tornar-se residentes permanentes com base na sua qualificação em alguma profissão especializada.

Imigração de negócios 
Para investidores, empresários e trabalhadores autônomos que desejam abrir um negócio no Canadá (exceto em Quebec). A categoria de trabalhadores autônomos é limitada a agricultores, fazendeiros, atletas, artistas capazes de oferecer uma contribuição  cultural.

Nomeação provincial 
Uma das Províncias ou territórios do Canadá poderá nomeá-lo(a) para  que você se estabeleça e trabalhe naquela Província ou território.

Trabalhadores e empresários selecionados por Quebec  
O governo de Quebec poderá selecioná-lo(a) para que você se estabeleça e trabalhe nessa Província.

Classe experiência canadense 
Para pessoas que tenham uma experiência de trabalho recente no Canadá e desejem estabelecer-se e trabalhar no Canadá (exceto em Quebec).

Apadrinhando sua família  
Se você é residente permanente no Canadá ou cidadão canadense, saiba como chamar um parente próximo para morar com você no Canadá. (saiba mais, em inglês)

Para saber sobre Vistos e Imigração no Canadá, viste o site oficial do Governo do Canadá (em inglês)

Atualização Express Entry

Em vigor desde janeiro de 2015, Express Entry é o novo processo de imigração, ele foi criado para simplificar quem pretende morar no Canadá. Ele é regulamentado pelo governo canadense e unifica todos os processos acima.

Como se inscrever no Express Entry?

Não há nenhum custo para a inscrição e ela é feita de forma simples. O primeiro passo é criar um perfil dentro do site do CIC, realizar um teste online, preencher os formulários e aguardar pelo contato do departamento canadense de imigração.

Publicidade

Para fazer a inscrição é necessário ter em mãos o resultado do teste de inglês, o diploma com reconhecimento de alguma instituição canadense certificada e claro o passaporte.

O tempo de processamento é de até seis meses, de acordo com o site do governo.

As chamadas de candidatos são mensais, feitas pelo ITA (Invitation to Apply), que nada mais é do que o convite formal feito pelo CIC para os selecionados do Express Entry.

Motivos que PROÍBEM a ida ao Canadá

Existem alguns casos onde as pessoas não são autorizadas a entrar no Canadá . Segundo o consulado Canadense existe uma lista pré-determinada para os atos, porém é necessário ressaltar que quem determina se uma pessoa pode ou não é o oficial da imigração canadense.

Outro ponto que é necessário ressaltar é: o último passo para ser aceito no país é a polícia federal canadense, os famosos Canadian customs. Caso a polícia local por algum motivo quiser barrar sua entrada no país eles possuem esse poder. Muito difícil isso acontecer se a pessoa possuir todos os documentos, mas e necessário ter essa informação em mente.

A lista dada pelo consulado é:

  • Ser um risco de segurança para o país,
  • Cometer violações dos direitos humanos ou diretos internacionais,
  • Tiver sido condenado por um crime, ou se tiver cometido um ato fora do Canadá que seria um crime,
  • Ter vínculos com o crime organizado,
  • Ter um sério problema de saúde,
  • Ter um problema financeiro grave,
  • Mentir na sua aplicação ou em uma entrevista,
  • Não atender as condições em lei de imigração do Canadá (em inglês),
  • Caso um dos membros de sua família não seja permitido no Canadá.

Existem algumas exceções que podem ser concedidas, porém é necessário explicar o caso ao consulado e verificar com o mesmo suas necessidades de ir ao país.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.