cartao de credito consignado
in

Como funciona o limite do cartão de crédito consignado ?

Publicidade

O cartão de crédito surge como uma solução para os mais variados tipos de clientes garantindo maior poder de compra, permitindo o parcelamento e dando até benefícios como pontos em programas de relacionamento e benefícios específicos da bandeira seja ela Visa, Master ou Elo. Cada banco e modalidade de cartão de crédito tem suas particularidades e com cartão de crédito consignado não poderia ser diferente. Neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre o cartão de crédito consignado, quais são os seus limites, sua margem e muito mais

Como funciona o Cartão de Crédito Consignado?

Um cartão de crédito consignado se caracteriza por ser voltado para o público de aposentados, pensionistas ou funcionários públicos e o valor da parcela é debitado diretamente do contracheque ou benefício desde que respeite a margem consignável. O tipo de público, varia de instituição para instituição, por isso é tão importante consultar individualmente cada uma delas. São exemplos de instituições bem famosas que fornecem o cartão de crédito consignado o Bradesco, Caixa, Itaú, Banco do Brasil etc.

Com o cartão de crédito consignado você pode ter dinheiro disponível para quando precisar e para fazer a contratação do cartão você vai precisar apresentar documentos como CPF, RG, comprovante de endereço e de renda. A liberação do cartão acontece depois da averbação do contrato, onde o prazo pode ser de em média 3 dias úteis. Depois de deliberado você pode começar a utilizar o seu cartão para compras ou saque.

O desconto referente aos gastos realizados nesse cartão de crédito são debitadas direto na folha de pagamento, mediante a margem estabelecida na averbação junto ao órgão conveniado. O valor de desconto pode chegar até 5% no salário de quem recebe benefício do INSS no contracheque dos servidores públicos. Os valores que ultrapassarem a margem consignável devem ser pagos normalmente via fatura do cartão de crédito.

Os cartões de crédito consignados, permitem que você utilize o um cartão com uma das menores taxas encontrados no mercado financeiro. Quando comparamos com as taxas de outros bancos podemos observar que ela chega ser de quatro a cinco vezes mais em conta ao que refere-se aos cartões de créditos mais convencionais.

Se você fizer um comparativo, conseguirá perceber que os cartões consignados possuem uma taxa média de 2% a.m, enquanto os convencionais podem chegar a 15% a.m.

Quais são os limites de crédito máximos ?

cartão-de-credito-consignado

Os limites de crédito para cartões da modalidade consignado podem variar muito pois cada banco possui seus critérios. Por via de regra o limite é proporcional a renda do cliente que solicita esse tipo de serviço, portanto quanto maior for o seu salário benefício maior será o limite disponibilizado pelo banco em que você escolher fazer o seu cartão de crédito consignado.

Margem do Cartão de Crédito Consignado

O desconto dos gastos realizados nesse cartão de crédito são debitados direto na folha de pagamento, mediante a margem estabelecida na averbação junto ao órgão conveniado. O valor de desconto pode chegar até 5% no salário de quem recebe benefício do INSS no contracheque dos servidores públicos. Os valores que ultrapassarem a margem consignável devem ser pagos normalmente via fatura do cartão de crédito. Fique atento apenas para não atrasar o pagamento do seu cartão de crédito consignado, pois as taxas de juros são variáveis de acordo com o banco ao qual você possuir convênio e consequentemente o custo efetivo também é impactado.

Publicidade

Limite do Cartão de Crédito Consignado INSS

Esse tipo de cartão foi feito para aqueles que conseguem comprovar renda fixa e garantida. Este é o caso dos beneficiários do INSS, Servidores Públicos e Funcionários de empresas privadas conveniadas. Nem todos os bancos permitem que o cartão de crédito consignado se estenda a essa larga variedade de pessoas e profissões, mas vale a pena consultar o que pode te oferecer as melhores condições. O limite é calculado baseado no seu benefício/aposentadoria, e a margem funciona da maneira que explicamos no nosso tópico sobre “Como funciona o Cartão de Crédito Consignado”.

Limite do Cartão de Crédito Consignado SIAPE

limite de cartão

O cartão de crédito consignado SIAPE é um Cartão de Crédito Consignado  diferenciado disponível e destinado a aquelas pessoas que recebem pagamento por meio do SIAPE. Os Servidores Públicos Federais ativos, inativos, aposentados e pensionistas têm o mesmo direito. O grande diferencial do cartão SIAPE é o seu limite de até 27 vezes o valor da margem consignável.

Como descobrir o limite de crédito ideal

Para saber qual o limite de crédito ideal, é preciso que você faça um planejamento financeiro e analise sua real necessidade. Uma excelente maneira de fazer isso é traçando quanto você gasta por mês em despesas fixas e determinar um valor total que pode ser gasto com outras finalidades, assim você corre menos risco de acabar se endividando. É preciso utilizar o limite do cartão de crédito mesmo que seja o cartão de crédito consignado com taxas menores, pois quanto maior o limite liberado mais temos a tendência de gastar. Da mesma forma que o cartão vem para facilitar nossas vidas, ele estimula o consumo e pode acabar impactando na sua saúde mental e financeira. E você, conhece alguém que deseja as facilidades de um cartão de crédito consignado mas não sabe por onde começar? Não deixe de compartilhar essas dicas nem de contar pra gente como foi sua experiência com um cartão de crédito consignado nos comentários!

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
suco detox elimina gordura

Receita de Suco que elimina gordura

10 Alimentos com Vitamina D