silabario
in

Como o silabário pode ajudar na alfabetização?

Você sabe o que é um silabário? Silabário é um conjunto de símbolos que representam as sílabas e que, juntos, formam uma palavra. Cada símbolo formado representa o som de uma consoante seguido por o som de uma vogal.

Muitas línguas usam o silabário, mas na língua portuguesa as estruturas silábicas podem ser mais complexas, dificultando para todos aqueles que estão aprendendo a ler e escrever.

É por isso que, no português, ao iniciar um processo de alfabetização de alguém, é essencial que cada sílaba possível de uma palavra possua um símbolo separado para representá-la, e a melhor forma de fazer isso é através do método silabário, utilizando a ideia de silabas simples

Conheça o método silabário

À princípio, uma consoante só existe se vier acompanhada de uma vogal, gerando as sílabas que podem ajudar no ensino inicial da leitura e da escrita.

Chamamos essa junção de método silábico. Geralmente, se inicia com a apresentação das sílabas mais fáceis para as mais difíceis, ou seja, das mais simples para as mais complexas.

No silabário, centra-se primeiramente nas vogais e em seus encontros como, por exemplo, nas palavras ae, ai, ao e au.

Muitas apresentam desenhos e palavras-chave em que as sílabas iniciais são apresentadas e destacadas das palavras para facilitar a memorização em grupos silábicos, como no exemplo abaixo:

silabario-simples

As famílias silábicas

Compostas pela junção de consoantes com vogais, como ba, be, bi, bo e bu, são reorganizadas para originar novas palavras, seguidas de pequenas frases e textos. Mas não é preciso se preocupar em formar frases e textos que façam sentido, pois nessa fase, focar nas sílabas é o mais importante.

Como posso usar o silabário na alfabetização?

Essa metodologia é simples e pode beneficiar qualquer educador. Além disso, o silabário pode ser uma excelente forma de consulta. Por meio dele, os alunos podem ficar de olho na grafia dos sons, principalmente se acompanhado de figuras ligadas ao som.

Como assim? O educador pode colar, por exemplo, o desenho de uma bola e, ao lado, escrever as sílabas, com espaço, Bo e La. Dessa forma, a criança poderá ligar o som das sílabas à palavra e a palavra ao desenho que a representa.

O uso do silabário pode começar com sua inserção na sala de aula, auxiliando o educador a solucionar problemas de leitura e escrita dos seus alunos. Confira alguns exemplos de como usar o silabário nas atividades escolares:

  • Desafie os alunos a ler as sílabas de uma forma divertida. Dessa forma, aqueles que estão sendo alfabetizados terão maior facilidade em decorar a grafia das sílabas;
  • Quando os alunos já estiverem familiarizados com as sílabas, proponha aos alunos uma escrita coletiva no quadro. Você pode começar pedindo que cada um vá à frente e escreva uma palavra que comece, por exemplo, com Ca, Sa, Ro, etc.
  • Que tal brincar de bingo? Distribua cartelas com sílabas aleatórias e dite cada uma. Quem completar primeiro, e corretamente, vence.
  • Faça sílabas com papel EVA e distribua para os alunos. Depois, é só pedir que eles formem palavras.
  • Outra brincadeira divertida e que ajuda na alfabetização é o jogo de forca. Desenhe a forca no quadro com os traços onde seriam as letras da palavra secreta e peça para que os seus alunos tentem adivinhar.

Com atividades lúdicas e paciência, o silabário é a melhor forma de ajudar a alfabetizar o aluno de maneira rápida e eficiente.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

area de servico

Descubra como organizar a área de serviço: ideias incríveis

Como o chá de camomila pode ajudar sua saúde