in

Como remover manchas de roupas rapidamente

manchas de roupas

Um escorregão no quintal, um respingo do óleo do pastel ou do molho de tomate, uma caneta que estourou no bolso…

Quem nunca passou por alguma situação assim e acabou ficando com a roupa manchada? E pior ainda: quem nunca fez de tudo para a mancha sair, mas ela insistiu em ficar?

Felizmente, todas as manchas têm algumas coisas em comum e quanto mais cedo você aprender sobre elas, melhor se tornará em removê-las.

Primeiramente, você deve seguir estas três dicas básicas para remover qualquer tipo de mancha:

Seja rápido. Quanto mais cedo você começar a tratar qualquer mancha, melhor.

Não esfregue. Sempre remova o máximo que puder do excesso da mancha, mas nunca esfregue. Apenas coloque o tecido sob água limpa e fria.

Não coloque a roupa na secadora. Até que você tenha certeza de que a mancha já saiu – ou de que você conseguiu remover o máximo possível dela – jamais coloque a peça para secar na máquina. O calor da secadora pode fazer com que a mancha se torne permanente.

Agora, veremos como remover os diferentes tipos de manchas.

Manchas de tinta

Manchas de tinta que resultam da lavagem de roupas tingidas com outras cores (geralmente brancas) podem ser desafiadoras.

Para removê-las, molhe a roupa manchada na máquina de lavar, em água fria, misturada de acordo com as instruções da embalagem com alvejante oxigenado sem cloro por oito horas.

Repita quantas vezes forem necessárias e, quando a mancha sumir, lave e seque normalmente.

Fluidos corporais e outras manchas de proteínas orgânicas

Suor, vômito outros fluidos corporais vão exigir o uso de um lava-roupas enzimático (que quebra as proteínas) e alvejante oxigenado sem cloro.

Lave a roupa na configuração mais quente recomendada para o tecido. Às vezes, mesmo depois que a mancha desaparecer, um cheiro ruim permanecerá no tecido.

Se for esse o caso, lave novamente com um sabão específico para odores. Este método funciona na maioria das manchas de proteínas orgânicas (humanas ou não), com exceção de sangue, laticínios (incluindo leite materno) e ovo.

Como tirar manchas de sangue

como tirar manchas de sangue

As manchas de sangue são um tipo de mancha de proteína orgânica, mas podem ser particularmente difíceis de remover, por isso merecem atenção.

Se uma peça delicada foi manchada de sangue, lave imediatamente. Mergulhe o tecido em água fria, removendo a mancha suavemente com os dedos, buscando eliminar o máximo de sangue possível.

Se a água começar a ficar rosa, substitua-a e continue com o procedimento até que a água fique transparente.

Enxágue bem a roupa, seque a mancha e aplique um removedor de manchas enzimático (ou com poder de combate às manchas extra, se possível). Lembre-se de deixar por algum tempo de molho antes de lavar.

Manchas de vinho tinto

Cubra a mancha com sal, que absorverá a cor (o sal começará a ficar rosa). Depois, mergulhe a peça em água fria com um lava-roupas enzimático.

Repita a imersão com água nova, se necessário, e lave normalmente.

Manchas de café

Passe água fria sobre a mancha para remover o máximo possível. Em seguida, cubra-a com lava-roupas enzimático. Use uma escova de cerdas macias para espalhar o produto no tecido.

Deixe repousar por cinco a 10 minutos e lave normalmente (sem enxaguar o produto da roupa) na configuração mais quente possível para aquele tipo de tecido.

Written by Cris Veronez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

pagamento do pis

Começa o pagamento do PIS 2020/2021, veja calendário

microondas causa câncer

Uso de microondas causa câncer. Verdade ou mentira ?