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Como se alimentar na praia

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Quando algumas pessoas passam férias na praia, ou mesmo o fim de semana tendem a se alimentar mal, sabemos que não é fácil ter disciplina à mesa quando estamos fora de casa, mas você consegue ter uma boa alimentação mesmo na praia. Veja como é possível passar vários dias na praia comendo direito e sem grandes sacrifícios.

Café da manhã

O primeiro deslize é engolir qualquer coisa no café da manhã para não perder um único minuto de sol. Como sempre o café da manhã, será a refeição mais importante do seu dia. Ele deve fornecer todos os nutrientes de que você precisa para encarar várias horas na praia sem cair dura de fome. Veja o que deve conter no seu café da manhã.

Frutas e cereais integrais, como o farelo de aveia e a granola light
Para que seu organismo produza energia sem atacar as proteínas que zelam pela consistência de seus músculos. Alem disso as frutas lhe fornecerá vitaminas e sais minerais, que trabalham para o bom funcionamento de todas as funções do organismo, alem de fibras para manter o intestino regulado, funcionando direitinho.

Peito de frango, ovo, cottage, ricota, peito de peru e presunto magro.

As proteínas alimentam seus músculos, dá saciedade e ajuda a manter a pele e o cabelo em dia, mesmo com tanto sol, sal e areia a castigá-lo. O uso de um dos ingredientes acima irá lhe fornecer a proteína necessária.

Evite o jejum

A regra é comer a cada três horas para que seu organismo não estoque gordura. Se ficar muito tempo em jejum, seu corpo entende que pode haver um novo período de privação e, assim, tudo que você come passa a ser armazenado. Não é o caso de comer qualquer coisa que as barraquinhas ou os ambulantes oferecem. Muitos desses petiscos armazenam um arsenal de calorias e quase nada de nutrientes essenciais. Fritura? Nem pensar. Prefira sempre salgados assados, como empanada e esfiha. Boas opções: milho verde sem manteiga (132 calorias), salada de frutas (150 calorias a taça) e açaí com granola (310 calorias a tigela pequena). Cuidado apenas para não exagerar no açaí.

Água sempre

beber agua

Pode parecer óbvio, mas, às vezes, deixamos de fazer justamente as coisas mais simples. Junto com o suor você elimina sais minerais importantes ao equilíbrio do organismo. “Com a perda de 4% do peso corporal em água, você sente náuseas. Se perder 5%, fica desconcentrada. Isso significa que uma mulher de 50 quilos terá problemas se eliminar, e não repor, entre 2 e 2,5 litros de água”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio. Para não correr esse risco, beba pelo menos 2 litros ao dia em doses fracionadas.

Capriche no almoço

É mesmo comum, quando a gente está viajando, fazer a principal refeição no final da tarde. Se for a algum restaurante, a sugestão numero 1 e trocar o couvert e as entradas fritas (nada de lula à dorê se quiser continuar uma deusa da areia) por uma salada variada, lula grelhada ou a provençal. O peixe assado, cozido ou grelhado é a melhor opção de prato principal à beira-mar (se não gosta, opte pelo frango, mais leve que a carne vermelha). Legumes grelhados ou cozidos no vapor são o acompanhamento perfeito, mas, se você não vive sem arroz, fique com uma colher de servir, no máximo. E nada de repetir o pirão. Sim, o suco natural é a bebida ideal. Mas, como ninguém é perfeita, você pode encarar uma caipirinha com adoçante e bastante gelo (cerveja, só se sua intenção for colocar por água abaixo a malhação do ano todo).

Se você irá prepara seu almoço veja as nossas sugestões fácil de preparar.

Supersalada: misture folhas variadas com vegetais crus (tomate, cenoura, beterraba, pepino) e legumes cozidos ou grelhados como brócolis, abobrinha e berinjela (ou vá de milho e ervilha em lata, mesmo). Para garantir mais saciedade, coloque uma lata de atum light ou ovo cozido ou fatias de peito de peru (proteínas magras).

Omelete: use no máximo um ovo e uma clara por pessoa. Como recheio, coloque abobrinha, tomate, peito de peru ou camarões grelhados com alho-poró.

Lanche: retire o miolo de uma baguetinha e umedeça a casca em um molho para salada light ou no requeijão (também light). Como recheio, use palmito desfiado, cenoura ralada, milho. Quer algo diferente? Ponha então fatias de maçã, alface, repolho roxo cortado bem fininho e geléia de laranja. Se não pretende comer nada além desse sanduíche, acrescente proteína como presunto magro, salmão defumado ou ovo mexido.

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

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