Como surgiu a palavra salário

21

Salarium é um termo em latim que significa uma porção de sal e é justamente daí que surgiu a palavra salário. No passado, bem antes de existirem moedas, o pagamento pelo trabalho era realizado na forma de mercadorias.

Por exemplo, podia-se receber porcos, patos, peles, carneiros, ovelhas, madeira, condimentos, vinho, sal e tudo o mais o que fosse útil para alguma coisa.

Muitos pagamentos eram feitos com porção de sal. E não foi por qualquer motivo isso. O sal sempre foi usado para conservar alimentos, ajudar na fixação de tintas em tecidos e até no tratamento de doenças na antiguidade.

Os romanos chegaram a considerar o sal como algo divino uma vez que, além de sua função básica de dar sabor aos alimentos, ele ainda ajudava a cicatrização de feridas. Eles o consideravam como dádiva da deusa da saúde, Salus.

É interessante lembrar que a remuneração por um trabalho não existiu desde sempre. Isso só tomou forma mesmo com o avanço do capitalismo. Até a Idade Média havia os servos e escravos.

Leia também :

Qual o salário e os benefícios de um vereador ?
Conheça hábitos que vão lhe ajudar a juntar muito dinheiro mesmo com pequeno salário

Com o passar do tempo surgiram as chamadas corporações de ofício, ou seja, trabalhadores livres que podiam vender no mercado os itens que produziam. A remuneração pelo trabalho surgiu mesmo no século 14 quando o sistema feudal começou a perder força e quando as nações-estado cresceram em tamanho e poder.

Depois que o capitalismo ganhou o mundo o salário tornou-se a maneira dominante de pagamento. Com isso, os trabalhadores ganharam poder de compra e a possibilidade de crescer dentro das camadas sociais. Além disso, uma coisa ficou clara: não dava mais para subestimar o poder da mão de obra remunerada.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários