afta
in

Como tratar aftas

Publicidade

Quem nunca teve um afta ? Afta são processos inflamatórios de origem pouco conhecida e definida, apresentam-se na parte interna da boca, normalmente próximo das bochechas, na parte de dentro dos lábios ou na língua, ela pode ser ocasionado por uma lesão por toque, uma infeção, predisposição genética, elevado nível de estresse, mudanças hormonais, uma diminuição nas defesas do corpo ou até por deficiências nutricionais e em alguns casos ela vem acompanhada de muita dor.

Qualquer pessoa pode sofrer com problemas de afta bucal. No entanto, as mulheres são mais propensas a desenvolvê-la do que os homens. A afta também pode ser hereditária.

Por sua origem pouco conhecida, ainda não existe um medicamento ideal para tratar aftas, mas existem algumas dicas que podem lhe ajudar a tratar aftas e evita-las.

tratar-aftas
As aftas são pequenas úlceras dolorosas que aparecem na mucosa da cavidade bucal.

Como evitar aftas

Vitamina B2 : A ausência desta vitamina resulta em fendas no canto da boca e na pele labial. Podemos encontrá-la no pão, nos cereais integrais, em verduras de folhas verdes e no leite.

Vitamina B3 : Seu consumo nos favorece ao prevenir infecções bucais. É encontrada em carnes vermelhas e brancas, laticínios e ovos.

Acido fólico : Sua ausência, além de associar-se à infecções bucais também causa anemia. Não obstante, a ingestão em doses exageradas pode ser prejudicial. Portanto, é recomendado consultar um médico ao tomar qualquer tipo de suplemento.

Vitamina B12 : Ela é encontrada em mariscos, carnes e laticínios.

Vitamina C : . A carência desta vitamina não provoca úlcera bucal, mas sim gengivite. Os alimentos cítricos e todo o tipo de frutas e verduras são ricos nessa vitamina.

Como tratar aftas

Gaçatonga : A guaçatonga (Casearia sylvestris) ou erva-de-bugre é indicada para problemas de ácido úrico, artrite, circulação, gastrite, hematoma, inchaço das pernas, inflamação, micose, mau hálito, feridas na boca, afta alem de ser vermífugo. A planta é indicada por conter os taninos, que são substâncias de ação adstringente e antisséptica, sendo os princípios ativos responsáveis pelo tratamento das aftas.

Para usar a planta, faça o chá com 1 a 2 col. (sobremesa) em 150 ml de água, depois aplique diretamente na afta com a ajude de um cotonete.

Água Oxigenada : Bochechos, 3 a 4 vezes ao dia, com 1 colher de sobremesa de água oxigenada 10 vol diluída em 1/2 copo de água morna.

Bicarbonato de sódio : Bochechos, 3 a 4 vezes ao dia,1 colher de chá de bicarbonato de sódio diluídas em 1/2 copo de água morna.

Suco de Limão ou Laranja : Apesar de ácidos são indicados, pois contem muita vitamina C, e ela desempenha papel importante na cicatrização desses tipos de lesão. Suco de couve também é indicado.

Veja em nosso site : Os benéficos da Couve (com receitas)

Enxaguante bocal : Também costumam acalmar as dores originadas pelas aftas na boca, originando um alívio imediato e controlando a formação de bactérias, mas use somente enxaguantes sem álcool.

As aftas duram até 14 dias, se estiverem duram mais ou as dores forem muito fortes, procure um médico que provavelmente irá receitas anti-inflamatórios (pomadas) ou associações com anestésicos.

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

What do you think?

Comments

Comente !
    • tem um medicamento chamado abocresil ele e ótimo tenho afta com frequência e ele e o único que melhora! na sequencia pode utilizar enxaguante bucal extra forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
lanche do batman

McDonalds lança lanche o ” hambúrguer do Batman”

erupcao-vulcao

Vídeo de alpinistas sendo surpreendidos pela erupção do vulcão