in

Confira as cidades com epidemia de dengue

O risco de uma epidemia de dengue durante a Copa do Mundo nas cidades-sedes de jogos é pequeno, segundo um estudo liderado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas muitas cidades que receberão seleções estão com epidemias históricas, é o caso de Campinas no interior de São Paulo, que receberá as seleções de Portugal e Nigéria, esta registrando a maior epidemia da historia com mais 32,3 mil notificações da doença e 3 mortes.

O Ministério da Saúde define como alto risco de epidemia quando são previstos mais de 300 casos em cada 100 mil habitantes. Entre as 12 cidades-sedes dos jogos, três registaram essa possibilidade: Recife, Fortaleza e Natal, com probabilidades de 19%, 46% e 48%, respectivamente, de ocorrer epidemia.

O período em que o mosquito transmissor fica mais ativo acaba em maio na maior parte do país, quando em geral chove menos. Mas como o clima é diferente no Nordeste, mais chuvoso em junho e julho, o surto pode coincidir com o Mundial.

Casos de epidemias de dengue no Brasil

Campinas

Uma das maiores cidades do interior de São Paulo, com 8,9 mil casos de dengue confirmados apenas no mês de abril, Campinas (SP) tem 17.123 no acumulado desde janeiro. E isso quer dizer que a cidade registra um caso a cada dez minutos.

São Paulo

Na capital, houve um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.

Taubaté

A situação já configura uma epidemia. Com 6.179 casos de dengue confirmados até esta sexta-feira (23), Taubaté admite a maior epidemia da doença na história da cidade. Com o número, o município supera o total de casos registrados na capital São Paulo, que contabiliza 6.005 vítimas.

Pindamonhangaba

Na cidade já foi decretado estado de calamidade pública, até 25 de abril tinha 1.193 casos confirmados da doença. Além de ações de combate ao mosquito transmissor, a prefeitura montou uma sala de triagem para pacientes que estejam com suspeita de dengue

Caraguá

A cidade decretou epidemia nesta semana, tem 217 casos confirmados da doença. Segundo a prefeitura, nas primeiras semanas de Maio surgiram mais 150 casos da dengue na cidade. O município registrou 1.102 notificações, sendo 217 são positivas, 383 descartadas e 502 aguardando resultado. Duas mortes por suspeita de dengue hemorrágica na cidade são apuradas.

Ilhabela

A cidade sofre com a epidemia da doença. São 1.888 casos de dengue confirmados e 1.064 pessoas aguardando o resultado de exames.

Americana

O número de casos confirmados de dengue na cidade já chargeou em 5.399, segundo balanço divulgado pela Prefeitura.

Ceará

O Ceará é o segundo estado do Nordeste com maior número de casos de dengue, são mais de dez mil notificações, perde apenas para a Bahia

Bahia

Salvador é um dos sete municípios da Bahia que entraram em estado de alerta para ocorrência de uma epidemia. Este ano, já foram confirmados 273 casos da doença, segundo a SMS. Dados do último boletim epidemiológico mostram que foram notificados 7.114 casos de dengue na Bahia, correspondendo a uma redução de 89,23% em relação ao mesmo período de 2013, quando foram notificados 66.032 casos. Destes, foram confirmados 36 casos de dengue com sinais de alarme; 11 casos de dengue grave e 04 Mortes, sendo 2 Salvador, 1 em Curaçá e uma vitima em Luís Eduardo Magalhães.

Sintomas da dengue

Dengue Clássica

Mais Febre alta com início súbito.
Mais Forte dor de cabeça.
Mais Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Mais Perda do paladar e apetite.
Mais Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Mais Náuseas e vômitos·
Mais Tonturas.
Mais Extremo cansaço.
Mais Moleza e dor no corpo.
Mais Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Mais Dores abdominais fortes e contínuas.
Mais Vômitos persistentes.
Mais Pele pálida, fria e úmida.
Mais Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Mais Manchas vermelhas na pele.
Mais Sonolência, agitação e confusão mental.
Mais Sede excessiva e boca seca.
Mais Pulso rápido e fraco.
Mais Dificuldade respiratória.
Mais Perda de consciência.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe Seu Comentário

Comente !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O inverno chegou ! Madrugada com frio recorde amanhã

encontrar empregos

Como encontrar empregos na internet