alimentos-agrotoxicos
in

Conheça os alimentos com maior nível de agrotóxicos segundo a ANVISA

Publicidade

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou uma lista com alimentos com alto nível de contaminação por agrotóxicos, o que mais surpreende na lista é que cerca de 1/3 dos vegetais que o brasileiro mais consome apresentaram resíduos de agrotóxicos acima dos níveis aceitáveis.

Foram analisou quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos nos estados brasileiros, a Anvisa considerou no estudo a análise da presença de agrotóxicos acima do nível permitido e a presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento e nesses quesitos somente a batata não apresentou nenhum lote contaminado.

Confira a lista :

1 Pimentão 91,8%
2 Morango 63,4%
3 Pepino 57,4%
4 Alface 54,2%
5 Cenoura 49,6%
6 Abacaxi 32,8%
7 Beterraba 32,6%
8 Couve 31,9%
9 Mamão 30,4%
10 Tomate 16,3%
11 Laranja 12,2%
12 Maçã 8,9%
13 Arroz 7,4%
14 Feijão 6,5%
15 Repolho 6,3%
16 Manga 4%
17 Cebola 3,1%
18 Batata 0%

No balanço geral, das 2.488 amostras coletadas, 28% estavam insatisfatórias. Deste total, em 24,3% dos casos, os problemas estavam relacionados à constatação de agrotóxicos não autorizados para o vegetal analisado. Segundo o órgão, o consumo prolongado e em quantidades acima dos limites aceitáveis pode acarretar vários problemas de saúde. Uma menor exposição pode causar dores de cabeça, alergias e coceiras, enquanto uma exposição maior pode causar distúrbios do sistema nervoso central, mal formação fetal e câncer.

Publicidade

Como evitar contaminação nos alimentos

Para minimizar os riscos de contaminação por agrotóxicos, aprenda a lavar bem os alimentos.

Primeiro, lave as frutas com água corrente para tirar a sujeira mais visível. Depois, deixe de molho com bicarbonato de sódio ( 1colher de sopa por litro de água) que age e tira quase 90% dos agrotóxicos.

Não se esqueça de lavar bem as frutas e verduras, depois do processo, pois o bicarbonato de sódio não pode ser ingerido.

E sempre que puder opte por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
feng-shui

Harmonize ambientes da casa com papel de parede através do Feng Shui

homens e mulheres

Estudo mostra o que homens e mulheres buscam nos parceiros