Site icon Portal Elos

Conheça os benefícios do chá de cavalinha

chá de cavalinha

O chá de cavalinha pode ser um ótimo aliado para os seus rituais de beleza. Ótimo para a saúde dos cabelos e das unhas. 


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

Além disso, normalmente ele não está associado com efeitos colaterais – o que significa que você não precisa se preocupar tanto na hora de inseri-lo em sua dieta. No entanto, lembre-se que ideal é que você sempre consulte um médico antes de consumir algum produto diferente.

A recomendação geral, no entanto, é que o consumo da cavalinha não ultrapasse uma semana, sob pena de resultar em diarreia, dor de cabeça, desidratação, perda de peso, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular, por exemplo. 

O consumo deste produto também não é recomendado para grávidas e lactantes, bem como pessoas que possuem insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças nos rins.

Como fazer o chá de cavalinha

No mais, a cavalinha pode oferecer grandes benefícios à saúde. 

Confira alguns:

Saúde capilar

A sílica presente na cavalinha é um ótimo nutriente para os fios. Considere beber o chá diariamente como parte de uma dieta rica em sílica. Ela ajuda no crescimento e na saúde do cabelo quando usada tanto interna quanto externamente.

Mulheres que tiveram perda de cabelo após o parto, por exemplo, podem ser beneficiadas ao usarem shampoos contendo sílica – com a devida permissão do obstetra ou dermatologista, é claro.

Saúde das unhas

O teor de sílica do chá de cavalinha também o torna um fortalecedor de unhas. Beba cavalinha regularmente para obter os benefícios da erva de dentro para fora.

A dica é: faça meia xícara de chá de cavalinha, coe e adicione 1 colher (chá) de mel e deixe a mistura em infusão por dois dias. Aplique a fórmula com uma bola de algodão todos os dias durante duas semanas. 

Chá de cavalinha é diurético

O uso mais tradicional da cavalinha, como diurético, remonta aos antigos médicos gregos e romanos. O chá de cavalinha ou suplementos promovem um maior fluxo de urina, o que pode ajudar o corpo a se recuperar de uma série de doenças renais e de edemas.

Justamente por ser diurético, o chá é benéfico para a saúde renal, ou seja, protegendo os rins. Além de poder auxiliar no tratamento de problemas renais e urinários, a exemplo da nefrite, da cistite e das infecções urinárias.

Fortalecimento dos ossos

Estudos apontam que mulheres que tomam extrato de cavalinha mostram melhora na densidade óssea. No entanto, embora a sílica do chá de cavalinha o torne um forte candidato no combate à osteoporose, mais pesquisas são necessárias. De toda forma, a cavalinha parece ser um forte candidato no combate à osteoporose.

Trato de doenças cardíacas

A cavalinha relaxa os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial em pessoas com doenças cardíacas. Ela contém compostos que ajudam a reduzir a oxidação de gorduras, que costuma ser a causa fundamental de doenças cardíacas.

Melhora a cicatrização de feridas

A pomada de cavalinha é comumente aplicada em locais que precisam de rápida cicatrização. Ela é mais efetiva outras plantas que podem ser usadas com o mesmo intuito, não costuma ter efeitos colaterais e ainda previne infecções.

Sair da versão mobile