omeprazol
in

Consumo prolongado de omeprazol pode levar a demência

O omeprazol é o segundo medicamento mais consumido no mundo, da classe dos anti-ulcerosos que reduz a secreção ácida, o medicamento é utilizado por quem tem esofagite de refluxo; gastrite; acidez estomacal; úlcera duodenal; úlcera do estômago e outros tratamentos, mas muitas vezes as pessoas usam esse medicamento sem passar por um médico o que é um grande problema, pois além da automedicação não ser indicada, o uso prolongado de omeprazol pode levar a demência segundo estudo publicado na revista da Associação Médica Americana (JAMA).

A notícia não surpreendeu os médicos, “Há mais de 5 anos os médicos vinham ouvindo falar da existência de todos estes efeitos secundários. Mas torna-se difícil a sensibilização tanto dos profissionais de saúde como dos seus pacientes, a fazer o uso mais racional deste medicamento”, diz o presidente da Seção de Medicina da Família e da Academia de Ciências Médicas de Bilbao, José Antonio Estévez.

Veja também em nosso site : Alimentos ótimos para estômago sensível

O uso frequente do omeprazol, depois de 2 anos

uso de omeprazol

O aparecimento de omeprazol, segundo especialista, foi uma autêntica revolução no tratamento de úlceras gástricas eu é uma das principais indicações do medicamento.

O estudo avaliou a relação entre o consumo contínuo (por dois anos ou mais) de doses elevadas de omeprazol, que correspondem a 40 miligramas diários e a falta de vitamina B12 no organismo, que pode levar a problemas neurológicos graves, como demência e anemia. Durante 14 anos (de 1997 a 2011), os especialistas fizeram a comparação entre um grupo de 25.956 pacientes com diagnóstico de déficit de vitamina B12, com outro de 184.199 pessoas sem esse transtorno.

O estudo concluiu que as pessoas que tomaram omeprazol ou similar durante muito tempo tinham 65% mais chances de ter níveis baixos de vitamina B12. Os pacientes que utilizam o medicamento mediante consultas médicas não precisam se preocupar.

A pesquisa, no entanto, recomenda que as pessoas que se automedicam devem, ao menos, reduzir a quantidade de remédio pela metade, ou ao menos fazer pausas entre um período e outro de uso. Assim, parte da quantidade de vitamina B12 necessária poderia ser recuperada pelo organismo.

Mas fora o estudo o correto é nunca usar o medicamento sem orientação médica. Afinal a pesquisa não deixa de ter sua importância, já que o medicamento ainda não chegou a completar uma geração inteira desde seu surgimento e estudos sobre ele são importantes. Porém, ainda é cedo para condená-lo.

Segundo o site do Hospital Sírio Libanês, especialistas alertam para que se tome omeprazol apenas quando orientado pelo seu médico e que sejam feitos exames periódicos para acompanhamento. Caso seja receitado, pode tomar com tranquilidade, já que é um medicamento consagrado de uso de curto e médio prazo.

O principal problema é que, por não precisar de receita, as pessoas acabam usando o remédio sem controle, ao primeiro sinal de desconforto gástrico ou azia. Mas, como qualquer medicamento de uso crônico e prolongado, precisa ter o acompanhamento médico.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Comente !
  1. o meu pai descobriu que tem anemia PERMISSIVA,NÃO PRODUZ A VITAMINA B12,tem que tomar injeções para o resto da vida,quaze morreu,e ele tomava omeprazol muito tempo.

  2. Kkkkkkk só rindo mesmo… mim veio ler este post pq fiquei preocupada, não querer ficar demente, porém só estou tomando a um mês e meio ufa!

  3. Tenho gastrite nervosa..se não tratar vira úlcera! O q devo tomar então?não posso ficar sem essa medicação… Faz uns 3anos pra 4anos q uso! Se não tomar, meu estômago queima,embrulha…agora estou com medo d verdade.

  4. uso omeprazol a mais de 5 anos eu não me acho demente me considero uma pessoa normal como qualquer outra pessoa que não faz uso desse medicamento

  5. Eu uso ha mais de 5 anos sob descrição médica mas nunca fiz exame de sangue só endoscopia e phmetria. Realmente o Dr disse que não é aconselhavel usar sempre (mas é mpossível eu ficar um dia sem) ele disse que isso pode prejudicar meu estômago tirando todo ácido dele (precisamos de algum ácido no estomago) mas jamais falou em demência..tem coisas na internet que não da pra levar a sério..

  6. Bem faço uso já tem 4 anos mais o menos tenho hernia de hiato no esôfago. Não vou toda hora ao médico.

  7. Dizer que não teve demência mesmo tomando o medicamentos durante anos não descredibiliza a pesquisa. A pesquisa diz em queda brusca de vit B12, que causa demência. Se vc de alguma forma repõe essa vitamina. Ou se tem acompanhamento médico e ele lhe prescreve a reposição da vit b12, pode ser por isso que vc não ficou demente. De qualquer forma consulte um médico.

  8. Realmente gente tem uns 2 anos que minha mae vem reclamando de uma demência nas maos e pernas,já gói ao cardiologista fez todos os examesve nada e tem.mais de 5 anos que ela faz uso da medicação vou pedir pra ela ir ao medico e avaliar se realmente e o uso dessa medicação pot anos.ok

  9. Fui vítima de três IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e consegui sobreviver. Faço uso de Omeprazol 50 mg/dia há cerca de oito a dez anos, no sentido de minimizar a iatrogenia resultante do uso de vários medicamentos por dia. Quando deixo de usar o Omeprazol surge gastralgia, azia, esofalgia e mal estar geral. Em conseqüência, faço uso deste medicamento regularmente, porque combate esta sintomatologia e porque eu não tenho outra alternativa medicamentosa…

    • Olá Henrique, sobre o Omeprazol, tem sim, neste instante não lembro o nome da medicação, mas existe, posso ver nos meus arquivos salvos e retornar pra você. Pode me achar no face e continuar esta conversa, que poderá ser muito produtiva, pois pesquiso todas essas coisas há muitos anos e compartilho sempre que posso.

  10. Última frase do texto fala para não usar o MÉDICO sem orientação MÉDICA… tsc tsc… “Mas fora o estudo o correto é nunca usar o médico sem orientação médica.”

  11. Já tomei omeprazol para refluxo, o próprio médico suspendeu, passei para pantanprazol, disseram que o câncer de laringe que tive foi por refluxo, o que percebi que o uso contínuo do pantanprazol está enfraquecendo meus ossos, apareceu problema no joelho e o ortopedista diz ser artrite.

  12. O que ouvi em Jô Soares de um médico foi que o Omeprazol, no homem causava impotência . faz tempo que assisti esse programa, me chamou atenção porque usei esse produto um tempo.

  13. A muito tempo, eu e meu esposo tomamos omprazoz, receitado pelos medicos do hospital Ac Camargo, a dois meses o medico Crinico do Postinho, mandou eu parar de tomar omeprazol e não quis renovar a receita dizendo de ele camurfra a doença e quando for descobertopode ja não tem cura agora vendo desvantagem,agradeço o meu medico que me orientou, estou bem e não sinto falta desse remedio se precisar medicamento novamente vou ao hospital para o tratamento certo no meu caso.

  14. ahahahaha demência ? tá louco meu! Eu acordo todo o dia e saio com meu travesseiro pela aí, e aproveito para ir dormindo pelo caminho, na procura do B 12 ou será bdúzia? Não tenho nada de anormal, pois está tudo direito comigo e só o tudo esquerdo que não bate bem. Demencia comigo não existe, tanto que sou Vascaíno da série B12 e vamos que vamos ahaahauuuuuuuuuuuuuuuuuutô legal !!

  15. Matéria interessante. Tenho hérnia de hiato e uso omeprazol há mais de 10 anos. Ainda não senti nenhum sintoma de demência, mas vou tentar suspender o uso por uns tempos e observar se terei algum desconforto com a azia.

  16. Gennnte…tenho 66 anos e tenho ácido muito forte em meu estômago, eu não posso ficar sem tomar um comprimido de 20mg ao dia. Tomo esse medicamento a 30 anos,posso dizer,nunca me aconteceu nada.Estou muito esperto como se tivesse 20anos…rzs.Nunca deixei de tomar complementos vitamínicos. Nunca tive pressão alta e nem baixa,não sei o que é diabete ou colesterol,trabalho o dia inteiro sem problemas algum.Eu sugiro continuar tomando sem susto como eu, mas ficar de olho na vitamina B12, e pronto.

  17. Faço uso do omeprazol a mais de 10 anos continuamente de 20 mg , e nunca tive problema algum , pelo contrario , ja tive gastrite, ulcera gastrica , não podia comer nada , que tinha que chupar pastilhas de pepsamar .. hoje como de tudo e bebo de tudo sem problema , e continuo a usar a medicação sob prescrição e meu medico sem problema algum.

  18. Li com atenção a todos comentários. Já usei esse polêmico medicamento por curto período pescrito pelo médico, pois tive úlcera. Na dúvida é melhor não tomar. Vamos apelar para outras alternativas, inclusive aos remédios caseiros. Minha mãe toma, no caso dela não dar para percebeu demência pois a mesma tem 91 anos. Tem lá seus picos de esquecimento, mas pode ser da idade.

  19. Achei a matéria interessante,mas morrir de rir com os comentários…kkkkk…brasileiro é foda,td vira piada.

  20. Minha mãe começou com sintomas de Alzheimer aos 63 anos. Nenhum médico pedia exame de sangue pra verificar a vitamina B 12, só quando começou a doença ai já era tarde. Então além de atitudes saudáveis física e mentalmente é necessário controlar o uso de omeprazol e controlar a B 12.infelizmente ela não fez nada disso.?

  21. Conheces alguém que tome há mais de 6meses? Cuidado!
    A classe dos ”protetores de estômago” já se sabia causar imensas deficiências vitamínicas e minerais dando por vezes inícios a anemias, pela sua acção de inibir o ácido do estomago faz com que as enzimas digestivas que dele dependem não funcionem, por sua vez limita a absorção de nutrientes.
    A minha questão é:
    Esta demência e Alzheimer é causada por reações do medicamento ou pela longa falta de nutrientes no cerebro causada pelo mesmo?
    Talvez suplementos vitaminas e minerais qual seria o resultado?
    Mas sou apenas um mero observador…

  22. Eu tomo a mais de 6 anos o omeprazol pois sem ele não consigo comer nada , e remédios caseiros não adianta ja tomei bicarbonato, sumo de batatinha entre outros que pego na net e nada. A medica de uma amiga minha não passou o omeprazol para ela por que tinha visto uma matéria que o mesmo tava dando câncer na garganta ,ela passou outro remédio por isto estou aqui pesquisando e lendo a matriaria. Na duvida vou passar no medico fazer exames para ver como estou e tentar reduzir se tomo um pela manhã vou passar a tomar dia sim e dia não para ver como fica meu dia.

    Vc tem razão Jucileia srsrsr Brasileiro e fogo mesmo

  23. TENHO O VIRUS HAPILORY, FIZ TRATAMENTO COM UMA MÉDICA SUBSTITUTA COM ANTIBIOTICOS, E OMEPRAZOL DUAS VEZES AO DIA, TENHO HERNIA DE HIATO, E TOMO OMEPRAZOL MAIS DE 10 ANOS. MINHA MEDICA GASTRO SE NEGA FAZER UMA NOVA ENDOSCOPIA, SENDO QUE AO FAZER O ULTIMO EXAME DE COLONOSCOPIA FOI ENCONTRADO DOIS POLIPOS, E DIVERTICULOSE. SENDO QUE MEU IRMÃO FALECEU COM DIVEIRICULITE,MINHA MÉDICA DISSE QUE TUDO COLOCAM A CULPA NO OMEPRAZOL, TENTEI DEIXAR MAS NÃO CONSIGO, DEVIDO TOMAR MEDICAÇÕES PARA ALIVIAR AS DORES DA ARTRITE E TENHO INTOLERANÇIA A VIAMINA B12. ESTOU COM 61 ANOS MINHA BARRIGA INCHA, E TB INTOLERANÇIA A LCTOSE, QUE FAZER COM ESSA INFORMAÇÕES? ALÉM DE SER EPLETICA DESDE OS 15 ANOS, TOMO TEGRETOL 3 X AO DIA CALMANTE NITRAZEPAN 3 X AO DIA E ANTIDEPRESSIVO SETRALINA 1X AO DIA. INFELIZMENTE NOTRI QUE É MOTIVO DE PIADAS MAS É PREOCUPANTE POIS OS MÉDICOS NÃO SE REPOSABILIZAM PELOS EFEITOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Silvio Santos pergunta para criança se gosta de sexo em rede nacional e revolta público

Vizinhos querem proibir restaurante de dar comida para necessitados