cla
in

Consumo do suplemento CLA é proibida pela ANVISA veja os riscos

Publicidade

O ácido linoleico conjugado, CLA, é um tipo de ácido graxo (gordura) produzido pelas bactérias no intestino de animais ruminantes e que está presente em alimentos derivados desses animais como em carnes bovinas e laticínios. A comercialização deste ácido graxo é proibida pela ANVISA, os riscos também envolvem o aumento da gordura no fígado.

Muitas pessoas fazem uso deste suplemento, pois existem noticias que CLA pode ajudar na redução de gordura corporal de forma muito significativa, mas as pesquisas ainda não comprovaram benefícios dos suplementos CLA para a saúde humana. Uma pesquisa do European Journal of Nutrition concluiu que as evidências dos estudos clínicos mostram que a ingestão de CLA não tem efeitos relevantes na composição corporal em longo prazo. Esses efeitos de perda de gordura são mais observados em animais.

Riscos do suplemento CLA

De acordo com diferentes estudos, a diabetes pode ser um grande fator de risco para a saúde das pessoas que estão acima do peso e consomem suplementos que contêm CLA. Estes suplementos podem agravar a resistência à insulina. Muitos dos suplementos disponíveis têm uma mistura de dois tipos de isômeros de CLA, que são compostos que têm fórmulas moleculares idênticas, mas têm diferentes fórmulas estruturais.

Outro risco para a saúde foi encontrado em um estudo, tendo conexão com o CLA trans-10 e cis-12. Este estudo mostrou como a concentração de colesterol biliar foi aumentada em 32 por cento por causa desse isômero. Isso é um risco à saúde, pois há maiores chances de formação de um cálculo biliar em consequência disso. Outros riscos são :

Publicidade

Aumenta a gordura no fígado: Até o momento só foi observado o aumento da gordura no fígado devido ao suplemento CLA em ratos.

Diminui o colesterol bom e aumenta os triglicérides Um estudo publicado no The Journal of Nutrition mostrou que o suplemento de CLA aumenta os níveis de triglicérides e diminui os de colesterol bom, HDL, comparado com o azeite em mulheres pós-menopausa.

Aumenta a inflamação do organismo: Os suplementos de CLA induzem a resposta inflamatória no tecido adiposo, aumentando a inflamação em todo o organismo.

Os suplementos de CLA ainda podem causar diarreia, dor de estômago, náusea e flatulência.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proíbe o consumo do CLA, pois não o considera seguro. Especialmente após diversas pesquisas apontarem os riscos que o CLA pode causar. A proibição vale para suplementos, ingredientes e alimentos que contenham o CLA. Por isso tome cuidado.

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Direitos do consumidor

Direitos do consumidor que você tem e não sabia

Nova roupa promete proteger famosos dos paparazzi