Site icon Portal Elos

Cor da urina pode indicar problemas de saúde, veja como está a sua

cor da urina

Um dos indicativos mais óbvios ao se observar a cor da urina é saber o quanto seu corpo está hidratado ou não, mas em casos a cor pode indicar outros problemas de saúde.


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

Prestar atenção na cor da urina deve ser um hábito simples que pode prevenir que doenças evoluam sem diagnóstico, e na dúvida sempre procure um médico.

Conheça as 7 cores de urina que você pode ter, e o que cada um deles pode indicar sobre a saúde.

Quando a sua urina está transparente, quase incolor, pode significar ingestão excessiva de água ou em alguns casos baixa capacidade de concentração da urina pelos rins, que ocorre, por exemplo, em graves malformações do trato urinário e doenças tubulares renais.
  A urina de uma pessoa saudável tem uma cor amarela brilhante, quase transparente. Essa cor característica da urina se deve a um pigmento chamado urobilina. Nossa urina normal transporta essas urobilinas, que se diluem na água e criam esta cor amarela quase transparente, que indica que temos um nível adequado de hidratação.
   Uma urina acastanhada ou amarela escura, normalmente, é uma urina extremamente concentrada devido à pouca quantidade de água para diluí-la, isto ocorre, por exemplo, quando o indivíduo está bebendo pouco líquido ou na desidratação.  Se a urina continua turva durante alguns dias, este é um sinal claro de uma infecção no trato urinário, por isso recomendamos consultar um médico. Em geral, a cor turva da urina vem acompanhada de um odor forte e do desejo frequente de ir ao banheiro.
   Uma urina com a cor de cor de chá- mate ou de “coca-cola” pode significar doença hepática ou renal.
   A urina avermelhada está relacionado com doenças renais e do trato urinário, como infecção urinária, cálculos urinários, cistos renais, nefrites, outras doenças dos glomérulos (região da unidade do rim, chamada néfron, onde ocorre a filtração do sangue), e também tumores de bexiga ou dos rins.
   Na maioria dos casos, esta coloração se deve a algo que comemos . Por exemplo, os aspargos podem fazer com que a urina fique com um tom verde ou azul.Por outro lado, uma tonalidade esverdeada também pode indicar que a pessoa está em um processo de mudança de vitaminas ou medicamentos. Se nenhum destes casos explicar a tonalidade azul-esverdeada, consulte seu médico urgentemente.
  O consumo de alimentos como beterraba, cenoura ou qualquer alimento laranja pode fazer com que a urina adquira um tom alaranjado, assim como alguns medicamentos. Mas   desidratação também podem fazer com que a urina fique com essa tonalidade.

 

A recomendação é sempre a mesma, beba pelo menos 2 litros de água por dia, o consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças.

Leia : 10 Sintomas Que Você Precisa Beber Mais Água Urgente

 

Sair da versão mobile