in

Bento 16 deixa o Vaticano e encerra oficialmente seu papado

O papa Bento 16 deixou de helicóptero o Vaticano por volta das 17h (13h em Brasília), encerrando o seu pontificado. A Sede Vacante, período em que a Igreja Católica fica sem papa, terá início às 16h no horário de Brasília.

Neste o período, as decisões administrativas do Vaticano ficam a cargo do cardeal camerlengo Tarcisio Bertone, que também é secretário de Estado. A data para o conclave que escolherá o sucessor de Bento 16 ainda não foi definida.

Neste momento, Bento 16 é conduzido de helicóptero até a residência de verão papal em Castel Gandolfo, no sul de Roma –onde permanecerá pelo próximos dois meses antes de se mudar em definitivo para um convento dentro do Vaticano.

Ao desembarcar em Castel Gandolfo, o pontífice deverá aparecer na sacada de seu aposento para saudar os fiéis que tiverem ido recepcioná-lo no local.

Joseph Ratzinger continuará a ser chamado de Bento 16 e passa a ser tratado com o título de papa emérito, e usará a batina branca, sem a capa pequena que cobre os ombros e que caracteriza o pontífice que pastoreia a Diocese de Roma e é o “primus inter paris” da Igreja Católica.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Heineken inova em entrevista de estágio

Bento XVI acena para multidão da sacada da residência papal em Castel Gandolfo