Policial à paisana fez estrangulamento em jovem e insultou outro. GCMs foram afastados do serviço.
A Praça Roosevelt foi palco de mais um conflito entre skatistas e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) na sexta-feira,4. Um vídeo que circula na internet mostra quando um homem sem farda – da GCM, segundo o autor da filmagem – dá uma gravata e agride os skatistas verbalmente. Até agora, o vídeo já teve mais de 257 mil visualizações. O presidente da Ação Local da Roosevelt, Jader Júnior, confirma que o conflito de fato aconteceu.
As imagens começam com um skatista recebendo uma gravata de um homem sem farda. De acordo com o autor do vídeo, o também skatista Eduardo Régis, o amigo foi agredido porque andava em cima de um banco da praça. Skatistas e ciclistas cercam os dois e, em protesto, gritam “isso está errado.” Veja as imagens :
Com o objetivo de afastar os manifestantes, guardas civis usam spray de pimenta para espantá-los. O autor do vídeo é, inclusive, um dos atingidos pelo spray, lançado pelo suposto guarda que havia dado a gravata anteriormente.
A Secretaria de Segurança Urbana, responsável pela Guarda Civil Metropolitana, divulgou nota nesta segunda-feira (7) informando que afastou os profissionais envolvidos e que eles serão ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana. Serão adotadas as providências cabíveis, segundo a secretaria, sem especificar quais seriam. Dois guardas-civis foram afastados, entre eles o que aparece à paisana nas imagens.
Esporte
Uma comissão formada por integrantes skatistas e os dois grupos entregou um documento com uma série de reivindicações para a praça à Subprefeitura da Sé em novembro. Entre elas, estão a definição do horário para a prática de esportes e a construção de uma pista de skate.